Viagora

Piauí registra mais de 94 mil trabalhando por conta própria

Os dados são do Portal do Empreendedor do Governo Federal que ainda aponta que mais de 73 mil são optantes do Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais

No Piauí existem mais de 94 mil pessoas que se enquadram como Microempreendedores individuais (MEIs) ou profissional autônomo. Deste total, 60,96% trabalham em estabelecimento fixo e 20,26% em porta a Porta, postos móveis ou como ambulantes. Há ainda os que atuam pela internet (7,5%), em local fixo fora de loja (6,92%) e em outros espaços, como Televendas.

Os dados são do Portal do Empreendedor do Governo Federal que ainda aponta que mais de 73 mil são optantes do Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos pelo Simples Nacional (Simei) e possuem entre 31 e 40 anos (23.300), 41 a 50 anos (18.650), 21 e 30 (15.719) e 51 a 60 anos (11.522). O restante está enquadrado nas demais faixa etárias.

O número de empreendedores vem aumentando não apenas no Piauí, mas em todo o Brasil. Somente nos nove primeiros meses de 2019, o País ganhou 1,3 milhão de novos Microempreendedores individuais (MEIs) com registro, de acordo com o Portal do Empreendedor do Governo Federal. Isso ocorre, especialmente, devido as mudanças das relações de trabalho e as dificuldades encontradas no cenário econômico nacional. E ter o próprio negócio passa a ser uma nova oportunidade de renda.

Para quem deseja investir em seu próprio negócio é preciso planejamento e capacitação. Para isso já existem até cursos voltados especificamente para a área. “São inúmeras as vantagens em cursar Empreendedorismo. O curso foi projetado para quem busca inovar, crescer e alavancar sua carreira e seu negócio, como também, preparar quem deseja empreender, ser dinâmico e estar pronto para mudanças” explica Renata Leite Cavalcante, representante do Polo Teresina de uma instituição EAD, sediada em Maringá (PR).

Facebook
Veja também