Viagora

Bandeira tarifária da conta de luz do mês de julho será amarela

A bandeira amarela adiciona na conta de luz uma tarifa de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou um comunicado nessa sexta-feira (28), informando que a bandeira tarifária utilizada como referência nas contas de luz do mês de julho será a amarela.

A bandeira amarela adiciona na conta de luz uma tarifa de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Esse adicional retorna às contas após a autoridade reguladora definir a bandeira verde em junho, onde não é cobrado o acréscimo nas contas.

Na nota divulgada, a Aneel justificou o acréscimo pelo fato de o mês de julho não ser muito produtivo, em se tratando de bacias hidrográficas do país, já que esse período é de seca. Esse sistema foi criado, de acordo com eles, para que os consumidores fiquem cientes dos custos reais da geração de energia elétrica.

“A previsão hidrológica para o mês sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios. Esse cenário requer o aumento da geração termelétrica, o que influenciou o aumento do preço da energia (PLD) e dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) em patamares condizentes com o da Bandeira Amarela”, informou.

Para entender melhor, a agência explica que o funcionamento das bandeiras tarifárias tem três cores, a verde, a amarela, e a vermelha (nos patamares 1 e 2), que são indicadores se a energia custará mais ou menos dependendo das condições de geração. Para essa determinação, o cálculo leva em conta dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.

Facebook
Veja também