Viagora

Piauí já registrou mais de 900 focos de incêndio desde janeiro

O período mais quente do ano se aproxima e o Corpo de Bombeiros reforça as precauções para evitar incêndios.

Desde o início do ano e até o fechamento do primeiro semestre, o Piauí já registrou mais de 900 focos de incêndio. Agora que o período de intenso calor chegou na região, os riscos têm ficado ainda maiores o que preocupa o Corpo de Bombeiros.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a contabilidade dos focos de incêndio no estado de janeiro a julho de 2019 fica atrás apenas do estado do Maranhão, com 2281 focos registrados e da Bahia com 1845. Os incêndios registrados nos primeiros sete meses é apenas 15% inferior ao total registrado em todo o ano de 2018, no ano passado foram mais de 1 mil.

O aumento preocupa as autoridades, a população e também o Corpo de Bombeiros que já apontou aumentos no número de ocorrências por causa das altas temperaturas, de acordo com o repassado pela corporação no primeiro semestre foram realizadas 59 chamadas envolvendo incêndio em vegetação na capital.

Em entrevista à TV Cidade Verde, a Major do Corpo de Bombeiros, Najra Nunes, disse que o trabalho tem sido intenso “Já aumentaram bastante as ocorrência de queimadas em matas e estamos trabalhando a todo vapor. No início do dia, por volta das 11h as chamadas já começam e vai até a noite”, relata.

A corporação faz, ainda, uma alerta para os devidos cuidados nessa época do ano. “O fogo indiscriminado é crime e as pessoas que iniciam esse tipo de situação podem estar respondendo por isso. Não se deve realizar queimadas, nem limpar terrenos baldios tocando fogo na vegetação, se extremamente necessário fazer isso a pessoa deve comunicar a sua necessidade de realizar uma queimada aos bombeiros, o que em raríssimos casos são autorizadas, entretanto são monitoradas”, finaliza.

Facebook
Veja também