Viagora

Estamos adotando outras medidas, diz Wellington sobre coronavírus

O governador Wellington Dias esteve reunido na Escola Fazendária, com os diretores-gerais e diretores-clínicos dos hospitais estaduais nesta sexta-feira (13), sobre o assunto.

Nesta sexta-feira (13), o governador Wellington Dias esteve reunido na Escola Fazendária, com os diretores-gerais e diretores-clínicos dos hospitais estaduais, para discutir as atualizações do plano de contingência contra o Covid-19.

Além do governador, no encontro estavam presentes o secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, e o líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado estadual Francisco Costa.

  • Foto: Governo do PiauíGovernador Wellington Dias em reuniãoGovernador Wellington Dias em reunião

Um dos primeiros estados a lançar um plano de contingência, desde o dia 21 de janeiro, o Piauí trabalha medidas preventivas contra a pandemia. A partir das novas informações que chegaram recentemente sobre o coronavírus e a doença, a Secretaria de Estado da Saúde atualizou os protocolos.

“Estamos periodicamente nos reunindo e, todos os dias, compartilhamos informações com diretores-gerais e diretores-clínicos dos nossos hospitais. Temos um plano de contingência, que foi lançado ainda em janeiro, mas temos que ser muito claros com a sociedade que fizemos uma atualização na última semana nesse plano, em razão da dimensão que a epidemia tomou, inclusive com orientações mais recentes da Organização Mundial de Saúde. Essa reunião é justamente para socializar esta atualização, fazermos uma revisão dos procedimentos que foram adotados nos 15 casos suspeitos e que, destes, conseguimos investigar nove casos que foram descartados e temos apenas seis casos suspeitos nesse momento”, explicou o secretário Florentino Neto.

O gestor fez uma avaliação da preparação das equipes técnicas de saúde no Piauí, diante do novo coronavírus. “A avaliação que fazemos é que a atuação está satisfatória conforme os protocolos internacionais, bem como nosso plano de contingência, mas também estamos a todo momento revisando os procedimentos, checando efetivamente todos os pontos e todas as providências que temos que tomar para que a gente possa transmitir tranquilidade à população e ter a certeza de que estamos prontos para cumprir com a nossa responsabilidade nesse momento tão difícil”, pontuou Florentino Neto.

O governador disse que a reunião faz parte de um conjunto de medidas de prevenção que estão sendo tomadas para evitar que a doença que propague no estado.

“Estamos fazendo mais um encontro. Tivemos já nesse período um conjunto de decisões tomadas com base na ciência, ouvindo infectologistas, ouvindo toda a nossa rede pois, hoje, estamos integrados à rede federal, estadual, municipal, setor público e setor privado. Temos agora um conjunto de medidas: sempre que possível evitar eventos com aglomerações, o cuidado pessoal, lavar sempre as mãos. Agora estamos adotando outras medidas: queremos ter, integrados com os aeroportos, as condições de também ter um acompanhamento sobre as pessoas que vêm de áreas com a propagação mais elevada e, a partir daí, orientar e acompanhar essas pessoas. Então, o objetivo é muito mais de trabalhar a prevenção”, observou Wellington Dias.

O secretário de saúde Florentino Neto destacou ainda a importância das orientações de cuidado pessoal. “As orientações são as mesmas: principalmente, a higienização das mãos; se tiver se sentindo mal, com febre deve ficar em casa, se tratar em casa, não sair; evitar o contato próximo com as pessoas em caso de estar acometido por gripe e todos aqueles cuidados que são cuidados da higienização que se a se toma normalmente, mas que nesse momento temos que intensificar”, disse.

Com informações da CCOM

Mais conteúdo sobre:

Wellington Dias

Governo do Piauí

Facebook
Veja também