Viagora

Wellington vai decretar emergência em Uruçuí e mais duas cidades

O governador do Piauí também afirmou que medidas estruturais e sociais serão adotadas nas regiões atingidas.

Na manhã desta segunda-feira (27), o Governo do Piauí anunciou que vai decretar emergência nas cidades atingidas pelas fortes chuvas na região dos Cerrados. A medida será estabelecida através da publicação de Decreto de Emergência para as cidades de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves.

O governador Wellington Dias também afirmou que medidas estruturais e sociais serão adotadas e que os órgãos estaduais devem trabalhar de forma conjunta para fornecer o suporte necessário às comunidades, dentre eles: Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc) e Corpo de Bombeiros.

Por meio de publicação nas redes sociais o governador ressaltou que as chuvas intensas provocaram o rompimento da PI-247, que liga Uruçuí a Ribeiro Gonçalves, e que está avaliando a possibilidade de providenciar uma ponte móvel para o deslocamento dos veículos que ficaram isolados na região.

“Tivemos contato hoje pela manhã com os prefeitos tanto de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixo Grande do Ribeiro pelo levantamento feito pelo prefeito Lindemberg de Riberio Gonçalves, nós temos lá uma situação em que de quinta-feira até ontem foram um pouco mais de 300 mm de chuvas, portanto chuvas intensas e isso levou a quebra, ao corte, em uma região que é baixa, tem riacho, da rodovia aqui com o DER ,já fiz contato com o BEC, com  apoio do DNIT, para que a gente tenha as condições de deslocamento de uma ponte móvel, porque tem uma fila de carretas, de veículos, para tirar do  isolamento, enquanto, pela engenharia a equipe do DER, para ter condição de uma solução definitiva e todas as providencias serão tomadas”, ressaltou o gestor.

Wellington Dias ressaltou que está à disposição dos municípios junto as equipes do Estado para solucionar o problema e auxiliar na região atingida.

“Também me coloquei a disposição, toda a nossa equipe da Defesa Civil, Bombeiros, Secretaria de Assistência Social, para o atendimento à população dos municípios dessa região atingida”, conclui o governador.

O município de Uruçuí, localizado no Sudoeste piauiense, vive uma das maiores cheias do Rio Parnaíba, provocadas pelas chuvas durante o feriado de natal, deixando algumas famílias desabrigadas. Em imagens divulgadas nas redes sociais, é possível perceber que o rio transbordou e deixou algumas residências quase submersas e ruas alagadas.

Facebook
Veja também