Viagora

Wellington assina prorrogação do congelamento do ICMS por 60 dias

Segundo o governador do Piauí, o congelamento possibilita provar que o aumento no valor dos combustíveis não é ligado diretamente ao ICMS.

Nessa quarta-feira (26), o governador Wellington Dias, juntamente com outros vinte e dois governadores, assinou uma nota informando a prorrogação do congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) por 60 dias. A alíquota fixa seria encerrada no próximo 31 de janeiro.

Conforme o Governo do Piauí, a nota assinada pelo governador ressalta ainda que o congelamento será tomado como opção até que soluções para a estabilização dos preços dos insumos sejam estabelecidas.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraGovernador Wellington Dias
Governador Wellington Dias 

Ainda de acordo com o governo, os governadores também pedem ao governo Bolsonaro mudanças na política de preços da Petrobras, a fim de evitar os frequentes reajustes e diminuir a inflação sobre o poder de compra da sociedade.

Segundo Wellington Dias, o congelamento possibilita provar que o aumento no valor dos combustíveis não é ligado diretamente ao ICMS.

“Mesmo que se retire todos os tributos, há uma queda momentânea mas depois sobe, como aconteceu nessa fase novembro, dezembro. Mesmo assim estamos aceitando prorrogar por mais 60 dias, mas ao mesmo tempo tem que ter uma proposta duradoura”, conta.

O governador contou também que a proposta é usar o Fundo de Equalização para trazer receitas que diminuam o preço de insumos como a gasolina e o gás de cozinha.

“Esse ó caminho que eu defendo”, destaca Wellington.

Mais conteúdo sobre:

Wellington Dias

Governo do Piauí

Facebook
Veja também