Viagora

Sesapi solicita a ampliação dos serviços de telemedicina no Piauí

Segundo a Sesapi, no documento enviado ao Ministério da Saúde e ao Conass, a justificativa utilizada é que as equipes de saúde oferecem serviços de qualidade.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), solicitou o ampliamento dos serviços do TeleNordeste no Piauí ao Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).

De acordo com a Sesapi, atualmente o programa há três messes de implantado no território Vale dos rios Piauí e Itaueira, e atualmente beneficia 26 cidades. O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, informa que o objetivo é ampliar para mais 10 territórios de saúde do estado. “Percebemos o quão efetiva foi a receptividade da população para este serviço, no território Vale dos rios Piauí e Itaueira, que está recebendo um atendimento especializado mais próximo de casa. Com isso, realizamos esta solicitação para o ministério e ao Conass para que possamos ampliar para os outros 10 territórios de saúde do Piauí”, disse.

Foto: Divulgação/SesapiSesapi solicita a ampliação dos serviços da telemedicina no Piauí.
Sesapi solicita a ampliação dos serviços da telemedicina no Piauí.

Ainda de acordo com a Sesapi, na região do Vale dos rios Piauí e Itaueira, foram realizadas em três meses de implantação do programa de Telemedicina foram realizadas 646 consultas foram realizadas e outras 907 teleconsultas já estão agendadas. O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, explica que na consulta se utiliza uma triangulação do médico de atendimento primário, o paciente e o especialista.

“O Projeto Consulta Triangulada, que acontece entre o médico da atenção primária, o paciente e o especialista, está implantado no Piauí há três meses, tendo a cidade de Floriano como polo. Para este serviço, o médico dentro do Piauí, se comunica online com especialistas de diversas áreas, sendo o hospital de referência do Piauí, a Beneficência Portuguesa, em São Paulo. E quando o paciente precisa de uma consulta com um especialista, o atendimento é agendado”, explica.

Segundo a Sesapi, no documento enviado ao Ministério da Saúde e ao Conass, a justificativa utilizada é que as equipes de saúde oferecem serviços de qualidade. Herlon Guimarães afirma que já está comprovado que o atendimento remoto vem beneficiando a população.

“Queremos proporcionar este serviço a mais piauienses, pois já está comprovado que o atendimento remoto, com um quantitativo maior de especialistas, que realizam consultas simultaneamente, independentemente do espaço físico disponível na unidade de saúde, tem sua capacidade produtiva aumentada exponencialmente, e beneficiando mais pessoas que não precisam se deslocar até a capital para ter acesso a uma consulta com especialista, além de ajudar a desafogar nossa fila de espera”, afirmou.

Conforme a Sesapi, o TeleNordeste oferece as especialidades de Cuidados paliativos, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia/Obstetrícia, Infectologia, Neurologia (adultos e pediátrica), Psiquiatria (adultos e pediátrica), Pneumologia e Reumatologia. O secretário de Estado de Saúde, Neris júnior, comenta com o programa é possível a diminuir a fila de regulação.

“Estamos levando, por meio da tecnologia, áreas da medicina, que antes era difícil de encontrar um profissional para atender no interior, para mais perto da população. Hoje, conseguimos que o médico em uma Unidade Básica de Saúde faça um atendimento cardiológico, dermatológico, dentre outras especialidades, como neurologia pediátrica, e isso nos ajuda a diminuir nossa fila da regulação. E, ao longo desses três meses de implantação, já conseguimos diminuir o tempo de espera por consultas especializadas”, concluiu.

Facebook
Veja também