Viagora

Força Policial do Piauí recebe treinamento com o Governo Francês

Segundo o secretário de segurança, Rubens Pereira, o curso foi aplicado aos 27 policiais do Governo do Piauí com o objetivo de capacitar os oficiais com novas técnicas de investigação criminal.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) promoveu o treinamento de 27 policiais que compõe as forças policiais do Piauí em parceira como o Governo Francês. A medida tem o objetivo de garantir a capacitação dos oficiais a partir de novas técnicas de investigação criminal.

De acordo com o secretário de segurança, Rubens Pereira, o curso aplicado aos policiais faz parte de uma cooperação técnica junto a embaixada francesa desde 2018. O gestor da pasta explica ainda que os policiais do Corpo de Bombeiros também participaram da capacitação.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíRegina Sousa participa de reunião com embaixada francesa.
Regina Sousa participa de reunião com embaixada francesa.

“Esse curso deriva de uma cooperação técnica que temos com a embaixada francesa, estamos realizando agora aqui no Piauí uma capacitação em investigação criminal, são 27 policiais civis, 25 do departamento de homicídios e 2 peritos. Já estamos estendendo também para outras ações já para semana que vem, vamos capacitar o Corpo de Bombeiros. Nós sabemos que o Piauí, no segundo, semestre sofre com essa questão da queimada então vamos fazer uma capacitação com os bombeiros agora nos dias seguintes. Então essa cooperação é muito importante e estamos fortalecendo com a ajuda da governadora Regina”, explica o gestor.

A governadora Regina Sousa destacou as contribuições da parceria com o Governo Francês e afirmou que é importante conhecer diferentes realidades.

“É uma parceria que acontece desde 2018, trocando experiências com a nossa polícia, treinando a nossa polícia em investigação criminal. Então isso é muito bom, conhecer outra realidade, as pessoas daqui vão lá e eles vêm aqui fazer o treinamento, então é sempre muito bom esse entrosamento entre as polícias, e o treinamento é uma cortesia até da polícia francesa em estar treinando o nosso pessoal para estar cada vez melhor na perícia criminal”, afirma a governadora.

Os conteúdos ministrados no curso são voltados as técnicas de investigação criminal, em relação a parte de perícia, e tem objetivo de apresentar a força policial estadual as novas tecnologias utilizadas no procedimento, como explica o embaixador da França, Giodano Serge.

“A polícia nacional francesa desenvolveu diversas técnicas em relação a investigação criminal na parte da perícia, então o objeto dessa capacitação é mostrar as novidades na questão da cena do crime, da telefonia, do DNA, da odorologia, técnica desenvolvida com os cachorros, a questão da cena do crime em 3D, desenvolver uma cena de crime virtual. Então todas essas coisas a gente mostra para o decorrer do curso, técnicas mais modernas”, complementa.

Facebook
Veja também