Viagora

Piauí possuí quase 8 mil indústrias instaladas, aponta Ciepi

Federico Musso, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), informa que um dos objetivos do setor é ampliar o número de vagas.

Nesta quarta-feira (25) é comemorado o Dia Nacional da Indústria onde dentro do estado é observado avanços no setor industrial. Atualmente existem cerca de 7.905 Indústrias instaladas e emprega quase 60 mil profissionais formais, representando 12,1% do PIB piauiense, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).

Estimasse que até o ano de 2025, o Piauí precisará qualificar 47,7 mil pessoas em ocupações industriais. Federico Musso, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), informa que um dos objetivos do setor é ampliar o número de vagas e fortalecer a qualificação dos profissionais.

Foto: Divulgação/AscomAndrade Júnior, empresário e vice-presidente do CIEPI.
 Federico Musso, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI)

"A indústria é um importante setor no Piauí. As oportunidades e maior qualificação profissional dos colaboradores são de grande importância para que o segmento se fortaleça e tenha maior destaque no desenvolvimento econômico. Temos realizado parcerias com instituição de ensino, IFPI e diálogos com os industriais como forma de incrementar novos conhecimentos e investimentos de inovação no setor", disse.

O Vice-Presidente do CIEPI, Andrade Júnior, revela que com os devidos incentivos o crescimento no setor industrial será significante.

“Segundo estudos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), 95% das indústrias do Piauí empregam até 19 trabalhadores. São indústrias pequenas, mas que fazem um contingente e quando somado à todas as indústrias de nosso Estado, em torno de 50 mil pessoas trabalham no setor. É um setor muito pujante e que pode crescer muito mais, se colocado os devidos incentivos pelos municípios e o Estado”, destaca Andrade Júnior, empresário e vice-presidente do CIEPI.

Por Isadora Cavalcante.

Facebook
Veja também