Viagora

Uespi tem aumento no número de bolsas disponíveis para Pibic e Pibiti

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rauirys Alencar, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) disponibilizou cerca de 25 bolsas estudantis.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prop), divulgou que houve aumento no número de bolsas disponíveis no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), referentes aos anos de a 2022/2023.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rauirys Alencar, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) disponibilizou cerca de 25 bolsas estudantis que somadas as da Uespi totalizam em 234 nos programas para incentivo a pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico do estado.

Foto: DivulgaçãoUniversidade Estadual do Piauí (Uespi).
Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

“Pela primeira vez tivemos a contribuição da Fapepi, que entrou esse ano como nossa parceira, contribuindo com essas 25 bolsas que serão distribuídas entre os programas. Com isso, esperamos incentivar a comunidade acadêmica, docentes e discentes a apresentarem mais projetos de pesquisas. Isso, consequentemente, aumentaria a prospecção da universidade no desenvolvimento de produtos que tenham a característica de inovação e potencial de se transformarem em tecnologias a serem disponibilizadas a indústrias, startups e para a sociedade”, ressalta Rauirys Alencar.

PIBIC E PIBIT

O Pibic concede bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação que queiram participar de um projeto de pesquisa, possibilitando o acesso e a integração do estudante à cultura científica. O Pibiti é voltado à iniciação tecnológica e de inovação de estudantes de graduação, disponibilizando bolsas de iniciação científica às instituições que desenvolvem pesquisas nessa área.

Por Isadora Cavalcante

Facebook
Veja também