Viagora

TJ do Piauí é o quinto tribunal mais transparente do Brasil

Segundo o gráfico, entre os tribunais de justiça do Brasil, o TJ-PI só fica atrás do TJAP, que conta com 100% do percentual exigido de transparência.

Foi divulgado nessa terça-feira (14), pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o resultado preliminar do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, ocupando a quinta posição o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).

De acordo com o Ranking, o TJPI possui 99,04% do percentual exigido de transparência. Do ano passado para este ano, o TJ-PI subiu sessenta e duas posições, onde ocupava a 67ª posição no ranking.

Foto: Divulgação/ CNJTJPI está entre os dez tribunais mais transparentes do Brasil
TJPI está entre os dez tribunais mais transparentes do Brasil

Segundo o gráfico, entre os tribunais de justiça do Brasil, o TJ-PI só fica atrás do TJAP, que conta com 100% do percentual exigido de transparência. Mas na classificação geral, ocupa a quinta posição.

De acordo com o TJ-PI, o objetivo desse ranking é estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações de forma mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados de gestão.

Conforme o desembargador Oliveira, presidente do TJPI, o avanço do ranking se deve ao trabalho de magistrados (as), servidores (as), estagiários (as) e terceirizados (as) que fazem o Judiciário do Piauí. “Os gestores da administração da justiça do Piauí são os responsáveis por esse avanço, pois entenderam e praticaram o principal requisito de governança e gestão pública que é a transparência”, ressalta.

Ainda segundo ele, o alto resultado de transparência apresentado é reflexo de todo o trabalho exercido pelas equipes que realizam a prestação jurisdicional. “Estar entre os cinco tribunais do país que mais exercem a transparência é motivo de alegria e satisfação para todos nós, sobretudo, uma sensação de pertencimento a um órgão que realiza as suas atividades balizado no total comprometimento com a sociedade”, comemora.

Facebook
Veja também