Viagora

Sesapi registra aumento de 731% dos casos da Covid-19 no Piauí

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Piauí registra 755.519 pessoas com dose de reforço em atraso.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), identificou nos últimos dias um aumento de 731% novos casos de Covid-19 no Piauí entre os dias 12 e 18 de junho e reforça importância no uso de máscaras no dia a dia da população.

O Secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, informa que o aumento nos casos serve como reforço a população nas medidas de prevenção a Covid-19. “As medidas higiênicas sanitárias como o uso da máscara e do álcool gel são alguma das ações que a população deve reforçar no seu cotidiano. De acordo com estudos o uso da máscara é o principal meio de reduzir o risco de infecção por covid-19. Precisamos nesse momento que os piauienses reforcem esse uso, e demonstrem o cuidado com a saúde pública que aprendemos durante a pandemia.” Informa o responsável do órgão.

A coordenadora de epidemiologia da Sesapi e do Centro de Informações estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Amélia Costa, ressalta a importância dos cuidados aliados ao ciclo vacinal completo. “Preocupada com este crescimento dos infectados a Sesapi emitiu um comunicado oficial aos municípios, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, solicitando o reforço na vigilância em saúde, notificação e vacinação da população. Mesmo com o aumento de casos, nós percebemos que eles não têm um nível de gravidade tão elevado, isso se dá pela vacinação, a vacina protege, mas ao mesmo tempo temos pessoas que não concluíram seu ciclo vacinal, aumentando assim o risco para eles e aqueles que são próximos.” Explica Amélia.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Piauí registra 755.519 pessoas com dose de reforço em atraso. Sobre o caso, o Secretário da Sesapi recomenda: “A máscara e as medidas higiênicos sanitários, além de evitar aglomerações são medidas que nos ajudam a evitar o crescimento de casos, aliado a isso precisamos que a população procure a vacina para ter sua imunização feita. Os números mostram que fizemos um bom trabalho com a primeira e segunda dose, mas que em relação a dose de reforço precisamos ampliar essa procura, por isso pedimos para que todos mantenham suas vacinas em dia e completem o ciclo vacinal, para trazer mais segurança a todos e dessa forma vencermos a pandemia mais rapidamente”, finaliza o Néris Júnior.

Facebook
Veja também