Viagora

Seid faz capacitação de entidades em sistema de captação de recursos

As instituições foram instruídas a como realizarem projetos e captarem recursos através do Sistema de Gestão de Convênios (Siscon).

Nessa quinta-feira (14), a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), realizou uma capacitação sobre o Sistema de Gestão de Convênios (Siscon), para informar sobre o acesso aos recursos públicos para a realização de parcerias e convênios entre o poder público e as entidades.

De acordo com a Seid, a ação foi efetuada juntamente com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), e foi coordenado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), através da auditora Luciana Gomes Lopes.

Foto: Divulgação/SEIDCapacitação de entidades filantrópicas
Capacitação de entidades filantrópicas

Segundo a auditora do CGE, Luciana Gomes Lopes, as entidades foram instruídas a como realizarem projetos e captarem recursos. "Estamos mostrando como fazer o projeto para captar esses recursos e como devem executar isso dentro do Sistema, onde irão solicitar, formalizar e executar seus projetos", esclarece.

O gerente de projetos da Seid, Roberto Rocha, comenta que a elaboração de projetos e planos para acessar recursos estaduais são importantes para as instituições desenvolverem ações. "Estamos aqui trabalhando na orientação da elaboração de projetos e planos de trabalho para acessar recursos estaduais e isso é importante justamente para que essas entidades possam desenvolver ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência dentro das políticas públicas, que são apoiadas pelo Governo do Piauí", disse.

Conforme a presidente do Conede-PI, Helena Lima, o sistema de Gestão de Convênios, torna possível as entidades filantrópicas a ter acesso a recursos públicos. “O Sistema dá oportunidade de conhecer e captar recursos para as entidades, que normalmente são sem fins lucrativos e filantrópicas e precisam ter acesso aos recursos públicos. E é esse sistema que vai norteá-las. Por isso, a Seid e o Conede-PI reuniram as entidades de vários municípios do Piauí para ter acesso a esse conhecimento e estamos qualificando-as de forma segura para que possam estar ajudando as pessoas com deficiência que tanto precisam", explicou.

Facebook
Veja também