Viagora

Covid: Sesapi diz que média móvel de mortes apresenta crescimento

De acordo com o boletim, os dados são referentes ao período entre 10 a 16 de julho, que registrou 3.576 casos novos de Covid-19 e 35 óbitos pela doença.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou o boletim epidemiológico da 28° semana de 2022, que aponta aumento na média móvel de óbitos causados pela covid-19.

De acordo com o boletim, os dados são referentes ao período entre 10 a 16 de julho, que registrou 3.576 casos novos de Covid-19 e 35 óbitos pela doença. A Sesapi informou que no boletim anterior a respeito da 27° semana, registrou uma média de 477 casos e na 28° semana, a média aumentou para 511 casos.

Ainda de acordo na 27° semana epidemiológica a notificação de novos casos foi maior, com 4.394, porém, na 28° foram registrados cinco óbitos a mais, o que torna o crescimento preocupante. O secretário de Estado da Saúde Néris Júnior, informa que os órgãos de saúde estão trabalhando e mantendo contato com os municípios para combater a doença, ele pede também a população continua fazendo sua parte. “A Secretaria de Estado da Saúde vem trabalhando junto aos nossos hospitais para a que a população continue recebendo assistência de qualidade, além de manter um contato constante com os municípios para buscar as melhores estratégias de enfrentamento da doença. No entanto, precisamos que a população continue fazendo sua parte buscando as vacinas até completarem seu esquema vacinal. Somente assim teremos uma maior proteção contra a covid-19 e o Estado voltará a apresentar redução de casos óbitos e ocupação hospitalar”, disse.

Outro dado que consta no boletim, é a transmissibilidade da doença, que teve uma diminuição, 1,54 para 1,19 na 28° semana epidemiológica. Os leitos ocupados no estado também mostraram diminuição na ocupação, de 147 pra 139 leitos ocupados.

Já a ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), registraram aumento, saindo de 27 leitos para 50 leitos ocupados. Os de estabilização, tinham seis leitos ocupados, na 28° semana epidemiológica, foram registrados oito. Neris Júnior, afirma que a Sesapi está trabalhando para garantir que as pessoas tenham acesso a leitos caso for necessário. “Nós já estamos trabalhando para garantir que todos tenham acesso a leitos caso necessário. Medidas como abertura de mais leitos voltados para pacientes Covid-19 e melhorias nas nossas unidades de saúde já vem sendo tomadas. Nossa área hospitalar está constantemente verificando nossos hospitais para garantir que eles estejam aptos a atender a demanda da população”, pontuou o secretário.

Facebook
Veja também