Viagora

FMS alerta que pode faltar soro nas unidades de saúde de Teresina

A FMS comunicou que já esteve em várias reuniões com o Ministério da Saúde onde foi sugerido ao órgão a importação do produto.

Devido falta de matéria prima para embalagens, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que, em todo país, os soros fisiológico, glicosado e ringer lactato estão em falta e que a cidade não possui mais estoque de soros. Os últimos frascos já foram distribuídos nas unidades de saúde.

A FMS comunicou que já esteve em várias reuniões com o Ministério da Saúde onde foi sugerido ao órgão a importação do produto, mas até o momento nenhuma decisão foi tomada para resolver a situação.

Segundo a Fundação, o Brasil passa por uma fase de desabastecimento de remédios em diversas regiões. A falta de medicamentos tem afetado não só as farmácias, mas hospitais e unidades públicas de saúde na maioria das cidades do país.

De acordo com informações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), encaminhou em junho ao Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos do Ministério da Economia uma relação com 20 medicamentos (Processo SEI/ANVISA nº 25351.911896/2022-19.) com risco de desabastecimento no mercado pela ausência de matéria-prima para compor as substâncias e, também, a escassez de insumos para embalagem.

Segundo o Ministério da Saúde, a diferentes fatores atribuídos ao desabastecimento: lockdown na China e na Índia, guerra na Ucrânia, aumento no custo de produção e à escassez de matéria-prima.

Facebook
Veja também