Sancionada lei que cria Política Estadual do Primeiro Emprego no Piauí
A legislação entrou em vigor após a publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí nessa segunda-feira (23).
O governador Rafael Fonteles (PT) sancinou a Lei Nº 8.184, que cria a Política Estadual de Primeiro Emprego, a qual busca beneficiar jovens com idade entre 16 e 29 anos e que não tenha tido relação formal de emprego, além de prevê a criação de um plano estadual de emprego. A legislação entrou em vigora após a publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí nessa segunda-feira (23).
O autor do projeto, deputado estadual Rubens Vieira (PT), explicou que a iniciativa visa promover a inserção de jovens no mercado de trabalho, através de sua escolarização e aprimoramento técnico.
De acordo com a Lei, a proposta também prevê em estimular o desenvolvimento de cooperativas e de outras formas associativas na geração de trabalho e renda, contribuindo para a existência de uma cultura de respeito aos direitos trabalhistas.
O documento destaca que a política assegura carga horária compatível ao jovem que esteja estudando e prioriza as pessoas oriundas de famílias carentes. Os empregos gerados precisam estar adequados com a legislação trabalhistas e às convenções ou acordos coletivos de trabalho ou decisões normativas aplicáveis à categoria profissional a que estiver vinculado.
Ainda de acordo com a Lei, são destinados a jovem com deficiência 10% dos novos postos de trabalho, decorrentes desta política estadual e suas ações poderão integrar as cooperativas de produção, as empresas de autogestão, as micro, pequenas e médias empresas, bem como os proprietários de áreas rurais do estado, que apresentem plano de expansão gerando novos postos de trabalho.
A Lei frisa que as empresas de grande porte deverão contratar ainda dos egressos do sistema socioeducativos e penal e os vinculados a programas de inserção social de entes públicos. O plano estadual do primeiro emprego deverá ter informação, diagnóstico, definição de objetivos, metas e instrumentos de execução e avaliação que organizam e integram o planejamento e as ações da política estadual do primeiro emprego.
Governo do Piauí
Rubens Pereira
Piauí apresenta redução da pobreza em 2022, aponta IBGE
Uma redução de 3,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando havia sido registrado 51,8%, uma redação de 3,6 pontos.Homem morre em acidente de moto na BR 343 no município de Piripiri
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na noite dessa quarta-feira (06), quando a vítima seguia na via no sentido Teresina-Piripiri.Piauí Fomento libera crédito de R$ 468 mil para produtores rurais
A liberação de crédito é destinada a 41 produtores rurais e foi anunciada pelo governador Rafael Fonteles durante a 72ª edição da Feira de Exposições do Piauí.Rafael Fonteles entrega medalhas a produtores rurais
A comenda foi criada em 4 de dezembro de 1992, por meio do decreto nº 8828, do então governador Freitas Neto.Governador Rafael Fonteles autoriza intervenção na Piauí Conectado
A medida foi estabelecida através do decreto nº 22.594, que foi publicado na edição suplementar dessa terça-feira (05).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir