Viagora

Piauí tem 14 mil pessoas que usam plataformas digitais para trabalhar, diz IBGE

De acordo com o IBGE, ao todo, cerca de 1,05 milhão de pessoas, obtinham sua renda principal através das plataformas, sendo considerado os empregados do setor público e militares.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgou dados que apontou que cerca de 14 mil pessoas, de 14 anos ou mais, trabalhavam por meio de plataforma digitais de serviços ou obtinham e/ou faziam vendas através de plataformas de comércio eletrônico no Piauí em 2022.

De acordo com o IBGE, ao todo, cerca de 1,05 milhão de pessoas, obtinham sua renda principal através das plataformas, sendo considerado os empregados do setor público e militares. O Piauí representava o terceiro menor número, com 1,33% inferior à media brasileira, ficando a frente apenas dos estados do Maranhão que apresentou 1, 28% e Acre com 1,24%.

Conforme o IBGE, com os maiores índices estão: o Rio de Janeiro com 4,13%; o Distrito Federal que apresentou a porcentagem de 3,15%; e por fim São Paulo com 3,04%. A pesquisa mostrou também que o estado, sem considerar o comércio eletrônico, no 4º trimestre, levando em conta a ocupação no mercado de trabalho apenas em plataformas digitais de serviços, e excluindo o setor público e militar, cerca de 10 mil pessoas utilizavam as plataformas de comércio para trabalhar.

Segundo o instituto, no Brasil, das 2,1 milhões de pessoas realizavam trabalho através das plataformas de serviços ou de comércio eletrônico em 2022.

Mais conteúdo sobre:

Piauí

Brasil

IBGE

Facebook
Veja também