Viagora

Lei obriga promoção de saúde mental nas escolas do Piauí

A lei tem como objetivo de promover o bem-estar psicológico e melhorar o desempenho escolar.

O Governador do Piauí em exercício, Themístocles Filho, sancionou a lei que garante a implementação de estratégias para a saúde mental nas escolas no estado, para estudantes e servidores das unidades de ensino.

De acordo com a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a lei tem como objetivo de promover o bem-estar psicológico e melhorar o desempenho escolar. Para isso, na lei consta que serão efetuadas estratégias de treinamento para professores e colaboradores nas instituições de ensino sobre saúde mental.

Conforme a Alepi, os profissionais da educação também serão treinados para auxiliar estudantes com problemas emocionais, além de orientar os alunos de como lidar com a depressão e demais transtornos.

Segundo a Assembleia, o projeto de lei é de autoria do deputado estadual Rubens Vieira (PT). O parlamentar informou que dentre as estratégias usadas para o treinamento e instrução do público-alvo são palestras e workshops.

“Nas estratégias de ação, também devem ser realizados eventos, palestras e workshops sobre saúde mental para estudantes, professores e demais profissionais da educação onde cada instituição deve designar um profissional, que será responsável por coordenar a estratégia de saúde mental”, explicou.

Ainda conforme a Alepi, serão realizadas avaliações periódicas para identificar a eficácia das estratégias utilizadas nas escolas.

Facebook
Veja também