Viagora

Defesa Civil faz ações preventivas para o período chuvoso no Piauí

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, o foco é apostar firmemente nas estratégias.

Com o período de chuva se aproximando a Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí informou que teve início às ações de prevenção para o período de chuvas no estado, que deve começar a partir dos próximos meses.

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, o foco é apostar firmemente nas estratégias de prevenção. “Para as comunidades situadas nas áreas de risco, na faixa metropolitana, a Defesa Civil está lançando o programa Defesa Civil Prepara, um curso de formação voltado aos líderes comunitários, para que possam atuar como parceiros e multiplicadores nas ações preventivas, sempre com foco na percepção do risco, gestão e mapeamento”, conta.

Foto: DivulgaçãoDefesa Civil
Defesa Civil

Além disso, também será promovido, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM), o Workshop "Comunicação de riscos para o período chuvoso", que reunirá jornalistas, assessores de imprensa e outros profissionais de comunicação em geral. “A iniciativa busca municiar os profissionais acerca das informações técnicas sobre políticas de proteção civil, monitoramento climático, gestão de risco, a fim de fomentar uma comunicação assertiva e combater a desinformação”, ressalta Werton.

A Defesa Civil deve apresentar, ainda, o Plano Estadual de Prevenção para o período chuvoso, em parceria com outras secretarias estaduais, COMDECs e movimentos sociais. “Buscamos, assim, aperfeiçoar duas ferramentas fundamentais: o protocolo de resposta rápida e o monitoramento e alerta precoce, a serem difundidas nas mídias e através de campanhas institucionais”, conclui o diretor de Prevenção e Mitigação. 

Por: Noely Alvarenga 

Facebook
Veja também