Seminário discute saúde indígena em municípios do Piauí
O evento acontece nesta segunda-feira (06) a partir das 8h, em Teresina.
Nesta segunda-feira (06), acontece o Seminário de Saúde Indígena: diálogos para a implantação da saúde dos povos originários no Piauí. O evento é realizado no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde, em Teresina.
De acordo com os dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí teve um crescimento de 144% da população indígena autodeclarada, isso é, o direito de se declararem indígenas, denominando a si mesmos.
Segundo Cacique Henrique Manoel, diretor dos Povos Originários da Sasc, é importante dialogar para buscar parcerias e ações voltadas para essas etnias presentes nos territórios do Piauí.
“É nosso compromisso, termos um plano de trabalho para traçarmos a implantação da saúde indígena com a realidade do Piauí”, declarou o Cacique.
O seminário acontece até às 16h. A programação conta com a apresentação do Panorama Estadual dos Povos Originários no Estado, trata da importância da medicina tradicional e realiza exposição das lideranças indígenas sobre a saúde em suas localidades e de experiências e usos de plantas medicinais.
Além disso, o evento também discute as Políticas Nacionais de Saúde voltadas às populações indígenas.
O evento é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e conta com apoio da Secretaria Nacional de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde e das Prefeituras Municipais.
Por: Alessandra Fonseca
Esperantina receberá Sessão Solene da Assembleia Legislativa
A solenidade marca os 190 anos do Legislativo piauiense e reforça interiorização das ações da AlepiMotorista morre após caminhão tombar na BR-230 em Barão de Grajaú
O acidente ocorreu no início da manhã e causas ainda estão sob investigaçãoAcusado de matar homem a tiros é condenado a 17 anos de prisão em Teresina
Segundo a denúncia do Ministério Público, a vítima foi morta com cinco disparos de arma de fogo em dezembro de 2019.Comitê da prefeitura discute sobre metas do Plano da Primeira Infância em Teresina
Esse plano tem vigência até 2032 e foca em ações integradas para promoção da saúde, educação e assistência social.Alepi vai discutir sobre casos de feminicídio no Piauí em audiência pública
A audiência foi uma demanda requerida pela presidente da Comissão, deputada Elisângela Moura (PCdoB), e pela colega de bancada Gracinha Mão Santa (Progressistas).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir