Dr. Pessoa anuncia acordo para atuação de detentos na limpeza de Teresina
Segundo a PMT o objetivo do acordo é promover a ressocialização dos detentos e reduzir custos com mão de obra terceirizada para a realização de serviços de limpeza em espaços públicos.
Na manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Teresina (PMT) juntamente com a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus), firmaram um acordo para o aproveitamento de detentos do sistema prisional na prestação de serviços ao município, como capina e limpeza pública. Durante a reunião entre o prefeito Dr. Pessoa e o secretário de Justiça do Piauí, Carlos Augusto.
A PMT revelou que o objetivo do acordo é promover a ressocialização dos detentos e também reduzir custos com mão de obra terceirizada para a realização de serviços de limpeza em espaços públicos do município. A iniciativa ainda busca proporcionar uma oportunidade de trabalho e remição de pena aos detentos que cumpram requisitos para trabalhar fora das unidades prisionais. Um dos locais de atuação desses detentos serão as escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
O prefeito Dr. Pessoa ressaltou a importância da parceria entre as instituições para a promoção da reinserção social dos detentos. “Acreditamos que o trabalho é um importante meio para a ressocialização do detento e, por isso, estamos buscando parcerias para oferecer essa oportunidade a quem está cumprindo pena e tem interesse em se reintegrar à sociedade”, destacou.
O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Augusto, explicou que o próximo passo é solicitar autorização judicial da Vara de Execuções Penais. “A Prefeitura de Teresina, antes mesmo da minha gestão, já tinha parceria no sentido de colocar parte da população carcerária para prestar serviços como limpeza de escolas, pintura, e outros serviços. É uma parceria salutar para o poder público, para a sociedade e para a população carcerária, que trabalha para se reeducar. Temos linhas de trabalho na área de limpeza, marcenaria, na área de confecção de blocos de cimento, panificação, na área de hortas, então, vamos ver a necessidade da Prefeitura de Teresina para que possamos fazer esse encaminhamento ao juiz da vara de execuções penais”, explicou o secretário de Justiça do Piauí.
De acordo com o secretário Municipal de Governo, Michel Saldanha, o número de detentos que prestarão serviços ao Município será definido após a oficialização do convênio. “Formalizaremos o pedido desse convênio e encaminharemos não só para a Secretaria de Justiça, mas também para o juiz de execuções penais, e a perspectiva é que possamos o quanto antes contar com essa mão de obra em diversos segmentos”, afirmou.
Por Camila Trindade
Dr. Pessoa
Secretaria de Estado da Justiça - Sejus
-
Sead-PI prorroga prazo de consulta pública para soluções de gestão estadual
A consulta pública busca modernizar a administração pública com iniciativas externas, atuando na melhoria dos serviços internos e daqueles prestados ao cidadão. -
Vamos aguardar tratativa entre PT e PSD, diz Rejane Dias sobre filha na suplência
A conselheira do TCE-PI afirma que definição sobre Iasmin Dias depende de acordo entre PT e PSD; Vinicius Dias segue pré-campanha para deputado estadual -
Paciente comemora final do tratamento contra o câncer n Unacon do HGV
Atualmente, 188 pacientes seguem em tratamento e acompanhamento na unidade. -
Prefeitura de Teresina inicia distribuição dos boletos do IPTU 2026
Também será realizada a entrega presencial pela SEMF, nos casos em que as correspondências retornarem pelos Correios. -
Alepi inaugura exposição sobre o legado de Niède Guidon
Pessoas que participaram da luta para a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara fizeram parte de uma mesa de debate.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir