Viagora

Rafael assina decreto para criação de Áreas Integradas de Segurança

O objetivo do decreto assinado nesta quarta-feira (10), é de delimitar áreas de atuação conjunta da Polícia Civil e Militar, que vai permitir o compartilhamento de informações entre as organizações.

Na manhã desta quarta-feira (10), o governador do Piauí, Rafael Fonteles,  assinou um decreto que determina a criação de regiões integradas de segurança pública, com o objetivo de delimitar áreas de atuação conjunta da Polícia Civil e Militar, que vai permitir o compartilhamento de informações entre as organizações.

No decreto assinado pelo gestor do estado, consta a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) e Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), onde haverá a cooperação de Delegacias Regionais, Distritos Policiais e Batalhões da Polícia Militar.

Foto: Bruna Sousa/ViagoraGovernador Rafael Fonteles assina decreto que cria novos batalhões da PM.
Governador Rafael Fonteles assina decreto que cria novos batalhões da PM.

O governador do Piauí, em entrevista, afirmou que a integração das forças policiais e outros poderes, trará uma maior eficácia no combate à criminalidade no estado.

“A gente sempre falou sobre isso, que a solução não era simples, e passava por alguns elementos que a gente apresentou aqui: Integração entre as forças policiais; integração das forças policias com outros poderes, especialmente o Ministério Público e Tribunal de Justiça; investimento forte em dados, pesquisa, tecnologia, inteligência para a gente poder ter mais eficiência no combate a criminalidade, ouvindo a comunidade”, falou.

Ainda de acordo com Rafael Fonteles, a gestão está atuando em várias frente para combater a violência no Piauí, entre elas a educação e cultura. O chefe do executivo estadual afirmou também que as medidas efetuadas na segurança pública estão começando a surtir efeito.

Foto: Bruna Sousa/ViagoraGovernador Rafael Fonteles assina decreto que cria novos batalhões da PM.
Governador Rafael Fonteles assina decreto que cria novos batalhões da PM.

“Toda essa lógica das áreas integradas de segurança pública passa por isso, e também essa cooperação com as universidades e o investimento social: Notadamente a educação de tempo integral, a educação profissional, o investimento no esporte e lazer. Então estamos atuando em várias frentes para de fato reduzir esse problema que é complexo, mas que felizmente começa a surtir efeito na redução dos índices de criminalidade do nosso estado”, concluiu.

O decreto assinado pelo governador Rafael Fonteles, em evento realizado no Palácio de Karnak, determina a criação de 31 unidades territoriais pelo estado, que contará com um Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia Regional e um Conselho Territorial de Segurança Pública.

No evento, também ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Instituto Federal do Piauí (IFPI), com o objetivo de criar o Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DataSSP).

Facebook
Veja também