Viagora

OAB instaura processo contra advogada piauiense Élida Fabrícia

O Conselho Federal da OAB determinou aos órgãos competentes dentro da instituição que instaurem procedimento para apurar possível infração ético-disciplinar.

Nessa terça-feira (13), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), determinou que seja instaurado um processo contra a advogada e Conselheira Federal Élida Fabrícia, para apurar uma possível infração ético-disciplinar.

De acordo com a OAB, o processo é devido da publicação do vídeo no dia 12 de junho, onde a advogada afirmar “amar crimes passionais”, em sua rede social.

Foto: Divulgação/Redes SociaisAdvogada e Conselheira Federal da OAB, Élida Fabrícia.
Advogada e Conselheira Federal da OAB, Élida Fabrícia.

Ainda de acordo com a OAB, a advogada, que é conselheira federal da OAB pelo Piauí, comunicou ao presidente nacional, Beto Simonetti, que pedirá afastamento do cargo. 

 “A OAB repudia o estímulo à prática de crimes e tem atuado concretamente em defesa das mulheres, combatendo qualquer violência de gênero”, disse Simonett.

Ele declarou também que a advogada terá acesso à ampla defesa e ao contraditório.

Através de nota, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informou que as falas expressadas pela Conselheira Federal não representam o pensamento da instituição. “A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informa que o vídeo veiculado nas redes sociais pela Conselheira Federal Élida Fabrícia, não corresponde com o pensamento da instituição”, diz nota.

A OAB-PI também é informado que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal. “A OAB-PI informa que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal, a quem compete apurar o caso”, afirmou.

Entenda o caso

Na última segunda-feira (12), Dia dos Namorados, a Conselheira Federal da OAB pelo Piauí, a advogada Élida Fabrícia, publicou em suas redes sociais um vídeo onde afirmou que “ama casos criminais passionais e que os crimes combinavam com a data comemorativa”.

Após repercussão negativa nas redes sociais e mídia, a Conselheira Federal postou um segundo vídeo pedindo desculpas e explicando o intuito do que foi publicado em alusão aos Dia dos Namorados.

Veja abaixo a nota da OAB-PI na íntegra

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, informa que o vídeo veiculado nas redes sociais pela Conselheira Federal Élida Fabrícia, não corresponde com o pensamento da instituição.

A instituição, através de todos os seus membros e membras, é reconhecida por trabalhar para combater as violências, especialmente a violência contra mulher infelizmente ainda tão frequente em nosso Estado.

A OAB-PI enfatiza que Advogados e Advogadas trabalham em função da Justiça no respeito aos direitos e são importantes atores na prevenção de crimes de maior proporção.

A OAB-PI informa que a Corregedoria da OAB-PI e o Tribunal de Ética darão ciência ao Conselho Federal, a quem compete apurar o caso.

Mais conteúdo sobre:

OAB-PI

Piauí

Instagram

Facebook
Veja também