Viagora

IBGE: Piauí tem maior índice de fossas não ligadas à rede de esgoto

Segundo o IBGE, o Estado registrou índice de 62,8% referente a residências que tinham fossa séptica em 2022 para recolher os dejetos domiciliares, mas sem estar ligadas à rede geral de esgotamento.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o Piauí apresentava índice de 62,8% referente a residências que tinham fossa séptica em 2022 para recolher os dejetos domiciliares, mas sem estar ligadas à rede geral de esgotamento sanitário. Este foi considerado o maior indicador do Brasil.

Conforme o estudo do IBGE, o país registrava média geral de 16,5% dos domicílios, sendo São Paulo o Estado com menor indicador possuindo 3,1%.

Em relação ao esgotamento sanitário ligado a rede geral ou pluvial, o Piauí foi o Estado com menor índice do país apresentando aproximadamente 10,5% dos domicílios neste contexto.

Os dados da PNAD Contínua ainda apontam que no Nordeste o Estado com menor indicador do Brasil é o Maranhão com 20%. De acordo com o IBGE, o país possuía uma média de 63,2% e a unidade da federação com o maior índice é São Paulo, com 91,5%, seguido do Distrito Federal, com 89,1%.

Facebook
Veja também