Viagora

Piauí é o terceiro do Brasil na geração de energia eólica e solar

A secretária da Sedramer, Paula Jeanne, diz que a posição é resultado de investimentos do Governo em energia limpa

Um relatório do mês de junho da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), divulgou que o Piauí é o terceiro maior estado do Brasil na produção de energia solar e eólica.

De acordo com o estudo da Agência, o Piauí produz 1,46 GW de energia solar, na modalidade geração centralizada, e prevê que irá produzir mais 13,14 GW na construção de novos empreendimentos.

Segundo os dados, hoje o estado possui 50 empreendimentos em operação, 27 estão sendo construídos e ainda vão ser erguidos mais 337. Com relação as usinas solares, o Piauí tem 36.419 em 220 cidades.

No que diz respeito a energia eólica, o município que mais se destaca com empreendimentos em operação é Alegrete do Piauí (2,500 mw), seguido por Caldeirão Grande (213, 094 MW) e Floriano (2,455 MW). Está sendo construído outros em Brasileira e Paranaguá.

Conforme a ANEEL, o Piauí só fica atrás na produção eólica, do Rio Grande do Norte e Bahia. O estado piauiense possui 3,5 GW em operação e prevê a geração de 2,5 GW.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis (Sedramer), Paula Jeanne, afirma que os resultados são uma demonstração do investimento em políticas que incentivam o uso de energias renováveis.

“Aqui vale destacar que o Estado abriga atualmente o maior complexo solar de energia fotovoltaica em São Gonçalo e energia eólica na cidade de Dom Inocêncio, reconhecendo o potencial dessas fontes renováveis para impulsionar a economia, promover o desenvolvimento regional e preservar o meio ambiente”, disse.

Paula Jeanne também destaca que a boa colocação é uma soma de fatores, que dizem respeito a investimentos, condições geográficas e empreendimentos no estado. De acordo com o Governo do Piauí, o uso de fontes limpas tem ajudado no suprimento de energia do país.

Facebook
Veja também