Viagora

Piauí terá protocolo para uso de aeronaves em ações de emergência

Segundo o Governo do Piauí, além das situações de crise e emergência, a medida também prevê o uso dessas aeronaves na rotina operacional das instituições.

A elaboração de um protocolo para utilização de aeronaves em ações de emergência foi pautada em reunião nessa quinta-feira (14), com representantes da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer) e Gabinete Militar do Piauí.

Segundo o Governo do Piauí, além das situações de crise e emergência, a medida também prevê o uso dessas aeronaves na rotina operacional das instituições.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíDefesa Civil do Piauí discute protocolo para uso de aeronaves em ações de emergência
Defesa Civil do Piauí discute protocolo para uso de aeronaves em ações de emergência

O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, explicou a necessidade de um protocolo integrado que irá garantir mais eficiência na atuação do Comando de Aviação e Policiamento Aéreo (COPAer) e do Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer).

“A construção desse protocolo de gestão compartilhada de aeronaves pressupõe que nós podemos ter uma gestão mais eficiente das ações de resposta, principalmente durante a intensificação dos períodos chuvosos, quando são grandes os casos de alagamento e populações desabrigadas, além de dar mais eficiência a prestação dos serviços públicos vinculados ao protocolo”, afirmou.

Ainda segundo Werton Costa, o procedimento será de suma importância para o alinhamento de tarefas padronizadas, bem como as ações em diretrizes para o uso de aeronaves em atividade rotineira

“Isso contribui para a segurança das operações, a redução de erros e a mitigação de riscos, garantindo que todas as atividades aéreas sejam realizadas de forma consistente profissional”, complementa Werton Costa.

A Sedec reforçou ainda que a produção desse protocolo vai assegurar transparência e responsabilidade no uso de aeronaves, desta forma será possível utilizar os empenhar recursos de forma eficaz e seguindo os princípios de boa governança.

Facebook
Veja também