Viagora

UESPI lança edital de processo seletivo para tutores presenciais e EAD

A seleção é destinada à formação de cadastro de reserva e os candidatos devem realizar as inscrições de forma gratuita e on-line no site do NEAD-UESPI.

Nesta próxima terça-feira (30), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), abrirá as inscrições para o processo seletivo de tutores presenciais e à distância, referente ao edital nº 007/2023. Os selecionados serão bolsistas da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Segundo o programa, a seleção é destinada à formação de cadastro de reserva e os candidatos devem realizar as inscrições de forma gratuita e on-line no site do NEAD-UESPI, das 9h de 30 de janeiro às 23h59 de 21 de fevereiro. O valor da bolsa, sem vínculo empregatício, é de R$ 1.100.

Dessa maneira, o tutor tem a função de mediar o contato entre alunos e professores, papel fundamental na educação a distância (EAD), para acompanhamento da aprendizagem dos discentes durante todo o curso, como explica a diretora-geral do NEAD-UESPI, Profª. Márcia Percília Moura. “Os bolsistas vão desempenhar também uma função pedagógica e intelectual, que envolve elaborar atividades, incentivar à pesquisa, fazer perguntas, avaliar respostas, relacionar comentários, coordenar discussões, sintetizar os pontos necessários e desenvolver o clima intelectual do curso. Assim, encorajam os alunos a construírem o conhecimento”, afirma.

De acordo com a Diretora-adjunta do NEAD-UESPI, Profª. Waldirene Alves Lopes, frisa que o edital está aberto à comunidade acadêmica, mas exige um perfil de formação mínimo para cada um dos cursos ofertados. A professora aponta, ainda, as diferenças existentes entre os processos presenciais e à distância.

“De forma geral, o trabalho do tutor presencial vai se manifestar dentro do polo no qual as turmas funcionam. Ele estará em contato direto com os estudantes alocados naquela região. Quanto ao tutor à distância, este também vai acompanhar a vida acadêmica dos alunos durante os cursos, mas principalmente pela plataforma on-line”, esclarece.

Além disso, as vagas serão disponibilizadas em cursos de Licenciatura, nas áreas de História, Letras, Espanhol, Letras, Inglês, Letras, Português, Matemática e Pedagogia, e de pós-graduação, Especialização em Língua Portuguesa e Ensino de Matemática no Ensino Médio.

O edital, ainda visa que o período de prestação de serviço ou dependerá da vigência do convênio do curso ao qual o bolsista estiver vinculado ou poderá ocorrer por tempo inferior a este prazo.

Opasso a passo da inscrição:

1. Acesse o site https://neadseletivos.uespi.br/ e clique no menu Seleções;

2. Cadastre-se no processo seletivo simplificado para tutor presencial e à distância para os cursos de graduação e/ou pós-graduação na modalidade a distância; processo seletivo simplificado para tutor presencial e à distância para os cursos de graduação e/ou pós-graduação na modalidade a distância;

3. Preencha devidamente os campos da ficha de inscrição on-line;

4. Digitalize e insira a documentação exigida no edital em formato PDF (arquivo único).

Facebook
Indicado para você
Veja também