Viagora

SAVVIS registra aumento a vítimas de violência sexual masculina em Teresina

Hospital Ozéas Sampaio se torna referência em atendimento especializado para crianças e adolescentes do sexo masculino.

O Serviço de Atendimento a Vítima de Violência Sexual (SAVVIS) desde de março de 2024, começou a operar no Hospital Ozéas Sampaio, no bairro Matadouro, Teresina, tornando-se referência no atendimento especializado a vítimas masculinas de violência sexual. Com uma estrutura que atende crianças e adolescentes de até 17 anos, o serviço já registrou 38 atendimentos, sendo os meses de maio, julho e agosto os de maior demanda.

Segundo Aranucha Brito, representante da Diretoria de Atenção Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o SAVVIS foi estruturado para oferecer uma rede completa de suporte inicial e acompanhamento especializado.

“O serviço conta com profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que realizam o primeiro acolhimento das vítimas até a chegada da equipe psicossocial do Instituto Médico Legal (IML), que inclui perito, assistente social e psicólogo”, explica.

Os atendimentos envolvem exames laboratoriais, preenchimento de fichas de notificação compulsória e, quando necessário, administração de profilaxias pós-exposição. Nos casos considerados agudos, os pacientes são encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por meio de regulação, enquanto a maioria dos atendimentos tem sido direcionada a casos de abusos crônicos.

Facebook
Veja também