Atividades de leitura nos presídios aumentam 657,86% no Piauí, aponta Sejus
Com este índice, o estado conquistou o primeiro lugar no prêmio “A Saída é Pela Leitura” e vai receber um acervo de 250 livros doados pela Fundação da Biblioteca Nacional.
O Piauí se destacou nas atividades de leitura promovidas dentro dos presídios e conquistou o primeiro lugar no prêmio “A Saída é Pela Leitura”. O evento Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Observatório do Livro e da Leitura aconteceu nessa segunda-feira (04) durante a abertura da 5ª edição da Jornada de Leitura no Cárcere.
De acordo com o Governo do Piauí, os índices de leitura aumentaram 657,86% dentro do sistema prisional. Este número foi resultado do Projeto Leitura Livre, segundo a diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus, Geusélia Cavalcante.
Geusélia Cavalcante revelou que o projeto já impactou cerca de 8.306 detentos. No segundo semestre de 2023, foram 1.940 internos participantes, o número cresceu expressivamente no primeiro semestre de 2024, com 6.366 internos fazendo atividades de leitura.
“Contamos atualmente com uma coordenação pedagógica exclusiva para o Projeto Leitura Livre, redimensionamos o projeto, ampliamos o número de educadores que acompanham os reeducandos, instituímos a figura do monitor, reforçamos a parceria com a Secretaria da Educação e agradecemos a importante adesão dos policiais penais as atividades”, destaca a diretora.
Além do Piauí, os estados de Sergipe e Pará também aprimoraram seus hábitos de leitura e conquistaram, respectivamente, o segundo e terceiro lugar.
Diante disso, a Fundação da Biblioteca Nacional, considerada a 6ª maior biblioteca do mundo, vai doar para os três estados um acervo com 250 livros.
Secretaria de Estado da Justiça - Sejus
Governo do Piauí
-
Ministério Público vai vistoriar mais de 300 escolas públicas no Piauí
A iniciativa faz parte do Projeto Sede de Aprender, desenvolvido nacionalmente pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). -
Piauí tem mais de 2,7 milhões de eleitores aptos a votar em 2026, aponta TSE
De acordo com o levantamento, a capital conta com o maior eleitorado, sendo 592.180 cidadãs e cidadãos aptos a votar. -
Rompimento de adutora deixa mais de 20 bairros sem água em Teresina
Com a conclusão, o abastecimento deve ser retomado gradativamente, iniciando pelas regiões mais baixas. -
Inscrições para projeto da Orquestra Sinfônica de Teresina estão abertas até agosto
O projeto possui como público-alvo estudantes do 5º ao 9º ano e do 1º ao 2º ano do Ensino Médio. -
Eturb registra furto de 10 mil metros de cabos de iluminação pública em Teresina
O relatório informou que, no período foram furtados 10.009 metros de cabos, situação que compromete o funcionamento da iluminação em diversos pontos da cidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir