Pesquisa da Uespi utiliza inteligência artificial para mapear inclusão digital
O estudo identifica paradoxo de famílias conectadas à internet, mas sem energia elétrica
Uma pesquisa conduzida pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), sob a liderança do Prof. Orlando Maurício de Carvalho Bert, está lançando luz sobre as disparidades de acesso à internet e à energia elétrica em comunidades do Piauí, através do uso de inteligência artificial. O projeto, financiado pelo edital UESPITECH, recebeu R$ 25 mil para desenvolver tecnologias que facilitam a coleta e análise de dados sobre a inclusão digital no estado.
O estudo revelou um paradoxo preocupante: muitas famílias no Piauí conseguem se conectar à internet, mas vivem sem acesso à eletricidade, o que evidencia uma falha nas políticas de infraestrutura básica. Para o Prof. Orlando, esse mapeamento é um passo essencial para entender as necessidades de inclusão digital e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida dessas comunidades. "Esse mapeamento ajuda a identificar prioridades e promove um avanço importante para a inclusão digital e a melhoria das condições de vida da população", afirmou.

Com a verba do edital UESPITECH, o projeto investiu na criação de ferramentas tecnológicas que coletam e processam dados sobre acesso à energia e à internet em áreas urbanas e rurais do Piauí.
Os dados são analisados com o apoio de inteligência artificial, que permite mapear os pontos mais vulneráveis e visualizar as necessidades específicas de cada comunidade. O objetivo é que essas informações sirvam como base para políticas públicas voltadas à ampliação da infraestrutura de energia e internet, promovendo a inclusão digital e o desenvolvimento local.
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
-
Aprovados no concurso da FMS protestam em frente à Câmara de Teresina
Os profissionais reivindicam a convocação de mais de mil aprovados no último certame de 2024. -
Prefeitura de Esperantina convoca suplentes da PNAB
Os convocados devem apresentar, no prazo de três dias úteis, a documentação de habilitação e os dados bancários atualizados, necessários para fins de pagamento do recurso ao qual foram selecionados. -
Ministério Público investiga Cooperativa dos Taxistas do Aeroporto de Teresina
Segundo o MPT, a cooperativa foi denunciada por supostas irregularidades trabalhistas, incluindo não pagamento do décimo terceiro salário, do vale-transporte e jornadas acima dos limites legais. -
Preços de frutas e verduras sobem e caem as vendas na Nova Ceasa em Teresina
Permissionários e consumidores relataram queda no fluxo de clientes e oscilação nos valores dos produtos. -
Esperantina sedia curso intermunicipal sobre Proteção Social Básica no SUAS
O evento segue até a próxima quinta-feira (22), com atividades nos turnos manhã e tarde, e acontece no plenário da Câmara Municipal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir