Rafael sanciona lei que cria a primeira Secretaria de Inteligência Artificial
O projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e aprovado em abril pela casa.
Nessa última quinta-feira (02), o governador Rafael Fonteles sancionou a Lei que cria a Secretaria de Inteligência Artificial e Economia Digital. O projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e aprovado em abril pela casa. Com essa iniciativa, o Piauí se torna o primeiro do país a criar uma pasta específica para desenvolver a inteligência artificial em benefício do Estado.
De acordo com o projeto, a missão é de promover o desenvolvimento, a implementação e o uso ético da inteligência artificial (IA), a nova pasta trabalhará em parceria com instituições de pesquisa, empresas locais, órgãos governamentais e municípios. Além disso, vai estimular a inovação e o empreendedorismo no campo da IA incentivando a criação de startups e projetos voltados para resolver desafios locais.
Segundo o governador, esse projeto vai mudar o cenário político nacional. “Isso reforça nossa posição como um líder no cenário nacional em políticas públicas voltadas para a inovação tecnológica”, ressalta.
A Lei sancionada estabelece que a nova secretaria assuma políticas estaduais de inteligência artificial, economia digital, ciência, tecnologia e inovação. Para isso, deverá não apenas planejar e coordenar, mas também supervisionar, monitorar e avaliar essas atividades.
O projeto fica a cargo da nova pasta desenvolvimento de ecossistemas de inovação, a política estadual de biossegurança e a articulação junto a Municípios, sociedade e demais órgãos do Governo.
Dessa maneira, a atuação da Secretaria de Inteligência Artificial e Economia Digital deve resultar em políticas de transformação digital e de desenvolvimento da automação, incluindo seu fortalecimento das cadeias produtivas do Estado do Piauí.
-
Roubos no Centro de Teresina reduzem 60,18% em agosto, aponta Secretaria de Segurança
Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública mostram queda significativa em furtos e roubos na região central da capital piauiense. -
Sesapi realiza oficina na Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado
O evento, ocorre até terça-feira (10) na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE). -
PNUD e Seplan iniciam inscrições para duas vagas de consultoria no Piauí
As oportunidades são voltadas para consultores que atuarão na análise do mercado de trabalho e no acompanhamento da implementação da Agenda 2030 no estado. -
Sefaz e Jucepi firmam parceria para aprimorar a fiscalização de empresas
Com a cooperação, será liberado o acesso da Sefaz ao sistema de cadastros e de imagens do banco de dados da Jucepi. -
Estudantes da rede estadual do Piauí participam da Bienal do Livro em SP
Uma comitiva da Seduc, com professores e estudantes, desembarcou em São Paulo no último final de semana.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir