Judiciário piauiense realiza Semana Nacional da Conciliação em novembro
O evento deste ano traz como tema "É tempo de conciliar", uma mensagem clara de incentivo ao diálogo e à busca por soluções pacíficas para os conflitos.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) prepara-se para a XIX Semana Nacional da Conciliação, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024. Essa iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o Brasil, tem como principal objetivo estimular o uso de métodos consensuais na solução de litígios, reforçando a importância de alternativas como a conciliação e a mediação no cotidiano da Justiça brasileira. O evento deste ano traz como tema "É tempo de conciliar", uma mensagem clara de incentivo ao diálogo e à busca por soluções pacíficas para os conflitos.
A Semana da Conciliação é uma ação consolidada no calendário do Judiciário brasileiro e visa a promover um modelo de Justiça mais ágil e acessível, pautado na resolução amigável de impasses, em vez da judicialização prolongada. No Piauí, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, destaca o papel crucial dessa iniciativa para a melhoria do sistema de Justiça, especialmente no que se refere ao 1° Grau.
Para o desembargador Olímpio Galvão, a Semana Nacional da Conciliação tem contribuído para tornar o Judiciário mais eficiente e próximo da população. “Em novembro ocorre mais uma edição da Semana da Conciliação, uma iniciativa que fomenta e incentiva a adoção de soluções consensuais para conflitos e o fortalecimento das relações institucionais do Poder Judiciário, através de um modelo de Justiça mais objetivo na prevenção de litígios", ressalta o corregedor.
A conciliação, conforme explica o desembargador, permite que as partes envolvidas em um litígio cheguem a um acordo de maneira mais célere e menos onerosa, tanto em termos financeiros quanto emocionais. "A conciliação oferece às partes envolvidas a oportunidade de resolverem seus impasses de maneira menos onerosa, tanto em termos de tempo quanto de recursos, proporcionando experiências mais positivas e colaborativas", afirma Galvão.
O corregedor também destaca que esse tipo de abordagem evita que processos se arrastem por longos períodos no Judiciário, desonerando as partes e contribuindo para um ambiente de maior colaboração entre todos os envolvidos. Segundo ele, a Semana da Conciliação não apenas traz vantagens para os participantes diretos dos processos, mas também fortalece o sistema de Justiça como um todo, que passa a ser visto como um facilitador de soluções rápidas e eficazes.
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Semana Nacional da Conciliação no Piauí
Relatório fiscal do último quadrimestre de 2024 é apresentado na Alepi
Conforme o levantamento, as receitas correntes do Piauí subiram de 16 bilhões, em 2023, para 17,9 bilhões em 2024.Divisa inicia capacitação sobre inspeções sanitárias no Piauí
Segundo a DIVISA, a primeira oficina está sendo realizada em São Raimundo Nonato, contemplando os 20 municípios que compõem o território da Serra da Capivara.Rafael Fonteles anuncia realização de seis concursos públicos em 2025
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na inauguração do novo prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).PM do Piauí recebe mais de 600 recrutas para curso de formação de soldado
De acordo com o governo, são 375 homens e 291 mulheres que se preparam para passar por adaptações visando assumir a nova função.Piauí terá isenção automática de IPVA para motos e veículos antigos
Além disso, caminhoneiros, taxistas, Pessoas com Deficiência (PcD) também tem direito à isenção do IPVA.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir