Casa da Mulher Brasileira de Teresina fez mais de 12 mil atendimentos em 2024
A Casa abrange serviços da rede de proteção como delegacia especializada, assessoria jurídica, atendimento psicossocial, brinquedoteca, central de transportes e outros.
O Governo do Piauí divulgou que desde sua fundação, em março de 2024, a Casa da Mulher Brasileira de Teresina vem ampliando seus atendimentos nos cuidados com as mulheres em situação de violência.
A Casa abrange serviços da rede de proteção como delegacia especializada, assessoria jurídica, atendimento psicossocial, brinquedoteca, central de transportes e alojamento de passagem.
De acordo com o governo, em menos de 12 meses de funcionamento 24 horas por dia, de março a dezembro de 2024, a Casa ofereceu 12.326 atendimentos de serviços a mulheres piauienses, contabilizando tanto aquelas que receberam assistência pela primeira vez quanto as que retornaram para novos serviços.
A coordenadora Estadual da Casa, Andrea Bastos, explica como o atendimento acontece: “Na CMB, a mulher tem acesso a um atendimento humanizado. Após ser atendida por uma equipe especializada, ela poderá solicitar o boletim de ocorrência, solicitar medida protetiva e, se precisar, também terá acesso ao alojamento de passagem”, conta.
A CMB é organizada com o objetivo de priorizar a escuta das mulheres em situação de violência, evitando a revitimização e oferecendo segurança.
Setor Lilás:
. Atendimento;
. Recepção;
. Equipe psicossocial;
. Trabalho e renda;
. Brinquedoteca;
. Alojamento de passagem.
Setor Laranja:
. Jurídico Especializado com equipe do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ministério Público.
Setor Verde:
. Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher - Deam;
. Patrulha Maria da Penha /Guarda Maria da Penha.
Setor Amarelo:
. Central de transportes.
Oficinas e qualificações
Como parte dos serviços de acolhimento e enfrentamento à violência contra as mulheres, a Casa da Mulher Brasileira de Teresina também oferta oficinas e cursos de qualificação profissional. Ao longo do primeiro ano de atuação, 44 oficinas foram ofertadas na Casa, com a participação de mais de 900 mulheres assistidas pela instituição. Dentre as oficinas e cursos estão o Programa Qualifica Piauí, Elas Empreendem e as Oficinas de Biojoias.
O local também abriga serviços do Governo do Estado como o posto do Instituto de Identificação e o Sistema Nacional de Emprego (Sine), oferecendo apoio na emissão de documentos e oportunidades de emprego, facilitando o acesso a recursos essenciais para as mulheres piauienses.
Com informações do Governo do Piauí
Juíza Keylla Ranyere é empossada como a 1ª mulher presidente da AMAPI
A solenidade foi realizada nessa sexta-feira (10), no Palácio da Justiça,Mais de 2 mil kg de sementes crioulas serão entregues para agricultores do Piauí
Conforme a SAF, a distribuição vai beneficiar cerca de 400 agricultores familiares que integram 20 coletivos.Duas apostas do Piauí faturam R$ 34 mil na quina da Mega-Sena
De acordo com informações da Caixa, os números sorteados foram: 11, 17, 19, 26, 49 e 54.Promotor vistoria CREAS e Conselho Tutelar de Simplício Mendes
De acorco com o MPPI, o promotor de Justiça averiguou as estruturas físicas e humanas das instituições.Sesapi alerta que prevenção é a chave no combate à dengue no período chuvoso
Conforme a Sesapi, para evitar a proliferação do mosquito, recomenda-se eliminar a água parada em pneus, latas, garrafas e outros.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir