Lei do Pequi sancionada beneficia o cerrado e comunidades do Piauí
De acordo com o secretário do Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, a lei é um marco importante para o estado.
Nessa terça-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei nº 1970/2019 estabelecendo a Política Nacional de Manejo Sustentável, Plantio, Extração, Consumo, Comercialização e Transformação do Pequi e de outros frutos do cerrado.
Segundo o governo, a legislação visa garantir a proteção do cerrado e fomentar a economia sustentável no Piauí, além de apoiar as comunidades que dependem do pequi.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, a lei é um marco importante para o estado. “A Lei do Pequi é uma iniciativa que protege o cerrado e cria novas oportunidades para as comunidades tradicionais que dependem do fruto para sua subsistência. Aqui, essa política fortalece a agricultura familiar e impulsiona a conservação do nosso bioma”, afirma.

Além de proteger o cerrado, a legislação prevê o apoio às comunidades agroextrativistas, com a criação de selos de qualidade e procedência para os produtos e a promoção de eventos culturais relacionados ao pequi. Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, também ressaltou o impacto positivo da lei. “Essa política protege todo o cerrado, garantindo a preservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que o bioma oferece”, declara.
Por: Gabriely Corrêa.
Semana do Meio Ambiente começa nesta segunda com ações educativas em Teresina
A ação terá abertura no Bioparque Zoobotânico e encerramento no sábado (7) com um mutirão de limpeza no leito e nas margens do Rio Poti.Ministério Público faz reunião sobre combate à violência infantil em São Francisco de
A ação teve como objetivo fortalecer as ações de combate à violência infantil, especialmente os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.Prefeitura de Teresina testa aplicativo para denúncias de buracos nas ruas
A ferramenta ainda não foi oficialmente lançada, mas já foi apresentada à equipe técnica da ETURB para validação de funcionalidade e ajustes operacionais.Mulher morre após ser atropelada por caminhonete em Cocal
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu na manhã deste sábado (31).PM entrega novos equipamentos e fuzis para unidades de Teresina
O cronograma segue a estratégia de fortalecimento das estruturas operacionais da PM em todo estado
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir