Defesa Civil monitora municípios do Piauí em alerta de chuvas intensas
O órgão utiliza tecnologia para identificar possíveis alagamentos, inundações, vendavais e deslizamentos, além de emitir alertas à população.
Com constantes alertas de chuvas intensas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil do Piauí reforçou o monitoramento dos municípios para minimizar riscos de desastres naturais. Utilizando tecnologias como satélites, plataformas de predição e contato direto com gestores municipais, o órgão busca identificar possíveis alagamentos, inundações, vendavais e deslizamentos.
Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, o trabalho inclui monitoramento remoto e presencial. “Temos, por exemplo, cidades com dificuldades para escoamento dessas águas. Com esse risco, utilizamos duas estratégias: monitoramento remoto por meio de instrumentos, e monitoramento presencial quando é demandado pelo município para envio de equipe técnica para visita de verificação de risco", explicou.

De acordo com o Governo do Estado, a fiscalização das barragens ocorre por meio de informações da Agência Nacional de Águas, Idepi, Dnocs e Codevasf. Já o volume dos rios é acompanhado pelo Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), que mede o nível das águas e indica quando um rio atinge a cota de atenção, alerta ou inundação. Além disso, satélites meteorológicos e radares auxiliam na previsão das chuvas, permitindo quantificar volumes e variáveis como tempo e temperatura.
A Defesa Civil informou que a comunicação com os municípios ocorre via grupos de WhatsApp, garantindo informações em tempo real. Novas tecnologias, como o Waze, também são utilizadas para alertar motoristas sobre rodovias bloqueadas, e o serviço de alerta por SMS, em que moradores cadastrados recebem notificações sobre riscos na região.
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Governo do Piauí
Rafael Fonteles lança Pacto pela Ordem com medidas para endurecer o combate ao crime
Segundo o governador, o pacto inclui 16 projetos de lei que serão enviados à Assembleia Legislativa, além de medidas administrativas.Silvio Mendes reúne secretariado para discutir sobre finanças
Na reunião, o prefeito Silvio Mendes analisou a atual situação econômica, alinhou estratégias e definiu diretrizes para a gestão eficiente dos recursos públicos.Operação da Sada e Adapi fiscaliza abatedouro clandestino em Teresina
O abate clandestino é uma pratica ilegal que representa sérios riscos à saúde pública, ao meio ambiente e ao bem-estar animal.Piauí terá 4 mil novos agentes de segurança pública até 2026, anuncia Rafael Fonteles
Segundo o governador Rafael Fonteles, os resultados desse investimento já podem ser medidos nas estatísticas de segurança.MP investiga engenheiro agrônomo por fraude em registros imobiliários no Piauí
O promotor Roberto Monteiro Carvalho foi responsável por assinar a portaria que foi publicada no Diário Eletrônico do MPPI.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir