Corpo de Bombeiros do Piauí alerta para riscos de vazamento de gás
Com 22 ocorrências registradas em Teresina desde o início do ano, o CBMEPI orienta sobre prevenção e cuidados com o GLP em residências e comércios para evitar acidentes.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) reforça a importância de cuidados essenciais para evitar vazamentos de gás GLP (gás liquefeito de petróleo), amplamente utilizado em residências e estabelecimentos comerciais.
De acordo com o Governo do Estado, desde 1º de janeiro até 15 de março, a Central 193 já atendeu 22 ocorrências desse tipo em Teresina. No interior do estado, os casos ainda não são registrados digitalmente no novo sistema de relatórios, mas as equipes seguem prestando atendimento à população.

Segundo o Comando de Operações dos Bombeiros (COB), mais da metade dessas ocorrências foram resolvidas sem maiores danos, evitando incêndios e prejuízos. No entanto, incidentes como o que ocorreu recentemente em Piripiri, onde uma explosão causada por vazamento de gás resultou em uma vítima fatal, reforçam a necessidade de atenção.
O subtenente Nonato, bombeiro há 33 anos, destaca que os principais erros envolvem a instalação incorreta da mangueira, que muitas vezes é colocada atrás do forno, o que pode causar desgaste e vazamento. "A recomendação é não passar a mangueira por trás do fogão ou forno. Além disso, é fundamental utilizar as braçadeiras que acompanham o kit da mangueira para apertar corretamente a válvula do botijão, evitando vazamentos", explica. O Corpo de Bombeiros orienta que, ao menor sinal de vazamento, o registro do gás seja fechado e a ventilação do ambiente seja garantida. Em casos de emergência, a população deve acionar o 193.
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
-
Sejus-PI fornece 2 mil kits para pessoas em vulnerabilidade social
Conforme a Sejus-PI, os itens que compõem o kit são roupas, calçados e acessórios destinados ao próprio sistema Penitenciário. -
Operação Parquet aplica R$ 4 milhões em multas por desmatamento ilegal no Piauí
A ação fiscalizou 12 propriedades rurais que totalizam cerca de 4 mil hectares de áreas desmatadas sem autorização. -
Estádio Lindolfo Monteiro passa por limpeza em Teresina
A ação prepara o espaço para receber próximos eventos esportivos em Teresina -
Vendedores da praça de alimentação do Shopping da Cidade reclamam de baixa nas vendas
O espaço reúne pequenos comerciantes que apostam em pratos típicos como panelada, sarapatel, dentro outros. -
Homem é condenado a 25 anos de prisão por matar esposa a facadas em Teresina
O acusado matou a vítima com 22 facadas em 2019 no bairro Socopo, na zona Leste de Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir