Viagora

Piauí conquista 1º lugar nacional em matriz energética renovável, aponta ANEEL

De acordo com o governo, o Piauí possui 99,75% de sua matriz energética composta por fontes limpas.

O governo do Piauí divulgou dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), apontando que o estado ocupa o 1º lugar nacional em matriz energética renovável, além de ser o 3º em produção de energia solar e eólica no país.

De acordo com o governo, o Piauí possui 99,75% de sua matriz energética composta por fontes limpas. Localizado no cinturão solar, uma das regiões mais privilegiadas do mundo para a captação de energia solar, o estado tem uma irradiação média de 5,9 kWh/m² e cerca de 12 horas diárias de luz solar, superando a média de países como China e Alemanha, além do próprio Brasil.

Os dados apontam também que o estado ocupa a 3ª posição nacional em potência instalada de usinas solares fotovoltaicas, atrás apenas de Minas Gerais e Bahia. O Parque Solar de São Gonçalo, em São Gonçalo do Gurguéia, se destaca como o maior parque solar de geração centralizada em construção na América do Sul.

Foto: Divulgação / Governo do PiauíParque Solar de São Gonçalo, em São Gonçalo do Gurguéia
Parque Solar de São Gonçalo, em São Gonçalo do Gurguéia

No ranking nacional em geração de energia eólica, o Piauí assumiu a terceira posição com 12,82 TWh, superando estados como Ceará e Rio Grande do Sul. Especialistas atestam que a capacidade eólica do estado é reforçada pela eficiência das usinas, com um fator médio de 38,6%, colocando o estado na 5ª posição nacional. No setor, o estado é destaque com o Parque Eólico Lagoa dos Ventos, considerado o maior da América Latina, com 230 turbinas e capacidade instalada de 1.063 MW, o parque gera 3,3 TWh anualmente, evitando a emissão de 1,6 milhão de toneladas de CO₂. 

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Facebook
Veja também