Novo sistema de alerta da Defesa Civil deve operar a partir de junho no Piauí
A tecnologia envia mensagens automáticas para celulares em áreas de risco, visando ampliar a prevenção e resposta a desastres naturais.
O novo sistema de alerta da Defesa Civil foi aprovado após realização de teste nacional, que incluiu o Piauí. A coordenadora do Centro de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional Civil, Lidiane Sousa, explicou que a execução bem-sucedida do teste deve abrir caminho para o início oficial do funcionamento do sistema ainda neste mês.
A simulação promovida em todos os estados do Nordeste foi realizada por volta das 16h10. Milhares de piauienses receberam uma mensagem de texto no celular acompanhada de som e vibração.

O alerta apareceu na tela dos aparelhos no formato de pop-up, sobrepondo-se a outros aplicativos, com a mensagem: "demonstração do novo sistema de alerta de emergência no Nordeste. O aviso teve duração de 10 segundos e permaneceu como notificação nos dispositivos".
A coordenadora do Centro de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional Civil, explicou que o sistema de alerta é voltado à emissão de avisos em situações de risco, como enchentes, enxurradas, deslizamentos e vendavais.
“O Defesa Civil Alerta foi muito bem sucedido aqui no estado do Piauí. Então, agora é ficar atento que, a partir do dia 18 (de junho), o alerta que a população receberá vai ser real.
Em um estado marcado por eventos climáticos extremos nos últimos anos, a agilidade na comunicação pode ser decisiva para salvar vidas. Foi o que destacou Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), ao comentar a importância do novo sistema de alertas: “Você imagina nós estarmos diante de uma situação de uma grande enchente e a gente tem o poder de avisar centenas, milhares de pessoas simultaneamente para estar mais atenta para a chegada das águas, para proteger seu patrimônio, para proteger a sua integridade física. Então é uma ferramenta extremamente importante”, argumentou.
De acordo com a Defesa Civil, no Piauí, o teste foi realizado simultaneamente nas cidades de Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí, utilizando a tecnologia Cell Broadcast, que permite o envio de mensagens em massa para celulares em áreas específicas.
Em Teresina, o envio do alerta foi monitorado em um ponto de grande circulação, dentro de um shopping, onde técnicos observaram tanto o recebimento das mensagens quanto a reação das pessoas. A atividade contou com a presença de representantes da Anatel e da Defesa Civil Nacional.
A Defesa Civil informou que, com a implantação do novo sistema de alertas, o Piauí passa a integrar a rede nacional de monitoramento voltada à comunicação rápida em situações de emergência, contribuindo para reduzir os impactos de desastres naturais. A ferramenta já está em funcionamento em estados das regiões Sul e Sudeste.
Por Laisla Paes
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Show de Pablo marca abertura do São João da Esperança e reúne grande público
O evento deu início a mais uma edição de um dos maiores festejos juninos do Território dos CocaisAcidente envolvendo moto deixa jovem morto na zona Sul de Teresina
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu no bairro Angelim, na zona Sul da capital.TJ promove duas juízas ao cargo de desembargadoras do Judiciário piauiense
As magistradas foram escolhidas pelos critérios de merecimento e antiguidade durante sessão do Tribunal Pleno realizada nesta sexta-feira (17)Prefeita Ivanária e Themístocles recebem Ciro Nogueira no São João da Esperança
A recepção reforçou a boa relação entre o senador e a administração municipal em favor da população localAcidente entre moto e carro deixa homem gravemente ferido no Piauí
De acordo com a polícia, o acidente fatal aconteceu na noite dessa sexta-feira (17).










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir