Viagora

Imepi reprova 13% dos produtos analisados durante Operação Festas Juninas no Piauí

A fiscalização identificou irregularidades em itens alimentícios comercializados no período junino; fabricantes foram autuados

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) divulgou, nesta segunda-feira (29), o balanço da Operação Festas Juninas, que fiscalizou produtos alimentícios com grande procura durante o período junino para verificar se a quantidade informada nas embalagens correspondia ao peso real dos itens.

De acordo com o governo, ao todo, foram analisados 23 produtos no laboratório do setor de Pré-Medidos do Imepi, entre eles leite condensado, flocão de milho, canjica, bombons, fermento, coco ralado e outros alimentos típicos das festas de São João.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíImepi reprova 13% dos produtos analisados durante Operação Festas Juninas
Imepi reprova 13% dos produtos analisados durante Operação Festas Juninas

Segundo o diretor-geral do Imepi, Oliveira Neto, 13% dos produtos inspecionados foram reprovados por apresentarem divergências entre o peso indicado na embalagem e o conteúdo efetivamente entregue ao consumidor.

“Esses produtos foram periciados com a intenção de verificar se o peso contido na embalagem corresponde realmente ao peso final do produto. A maioria foi aprovada, mas uma marca de farinha de goma, uma de suco em pó e outra de doce apresentaram divergências na pesagem. Esses itens irregulares foram reprovados e os fabricantes, devidamente autuados”, explicou o gestor.

Conforme o governo, a operação foi realizada em Teresina, além dos municípios de Floriano, Nazaré, Jaicós, Regeneração e Piripiri, com o objetivo de garantir que os consumidores recebam a quantidade correta dos produtos adquiridos.

O Imepi orienta que, ao identificar possíveis irregularidades, os consumidores podem registrar denúncias de forma anônima por meio do aplicativo Fala Consumidor ou pelo WhatsApp da Ouvidoria do instituto, no número (86) 99456-1921.

Facebook
Veja também