Viagora

24 horas após fugir da Irmão Guido, preso comete novo crime

Salmon foi detido ao tentar assaltar casa na zona norte

Durou pouco a liberdade de Salmon de Carvalho Brandão, 30 anos. O homem fugiu da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, na noite de ontem (20), mas foi recapturado menos de 24 horas depois, na tarde desta quinta-feira (21).

O sistema prisional sequer tinha apurado a fuga do interno, quando ele foi novamente preso. O problema é que Salmon praticava um novo crime quando foi rendido e espancado por populares.

Segundo policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar, o homem invadiu uma casa no bairro Água Mineral, zona norte de Teresina. A proprietária gritou pedindo socorro e foi atendida por vizinhos.

Conhecido por cometer assaltos, furtos e estupros na região, o acusado foi linchado por populares. A chegada rápida da polícia impediu que Salmon fosse ferido com gravidade. Com escoriações na face, membros e costas, ele foi levado para atendimento no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Depois será transferido para o sistema prisional do Estado.

Fuga e divergências

Há divergências quanto às circunstâncias da fuga de Salmon de Carvalho da Penitenciária Irmão Guido. O capitão Anselmo Portela, diretor de presídios do Piauí, afirma que o preso escapou da triagem da unidade penal. "Ele aproveitou uma distração dos agentes e fugiu", diz o representante da Secretaria de Justiça (Sejus).

Os servidores de plantão na Irmão Guido naquela noite têm outra versão. Eles afirmam que o detento estava na sala do parlatório e, a partir de lá, conseguiu empreender fuga. Suspeita-se que Salmon chegou até a área externa do presídio através de uma abertura na parede da cozinha.

Após deixar o prédio, o preso pulou o muro de proteção da unidade. A cerca elétrica montada para dificultar fugas não estariam funcionando. A Sejus não confirma a informação.

Não é a primeira vez que ele foge dos presídios do Piauí. "O Salmon já fugiu outras vezes, de outros presídios. E sempre é preso por cometer novos crimes", comenta um agente penitenciário.

O sistema de consultas públicas do Tribunal de Justiça do Piauí aponta que Salmon de Carvalho responde a cinco processos no Estado. As acusações de roubo, furto e estupro.
Facebook
Veja também