Viagora

Preso homem em flagrante acusado de vender munições de uso restrito

Segundo a polícia, acusado mantinha em um depósito com cartuchos. Prisão pode ajudar a elucidar outros crimes de homicídio, diz delegado.

Após denúncia anônima, policiais civis da cidade de Picos, distante 310 quilômetros ao Sul de Teresina, prenderam em flagrante nesta quarta-feira (10) José da Silva Filho, 68 anos, acusado de comercializar uma grande quantidade de munições destinadas a armas de fogo de uso restrito das polícias civil, militar, federal e do Exército.

Segundo o delegado especial de Polícia Civil, Tales Gomes, o acusado mantinha um depósito com vários estojos de munições de calibre 12 e cartuchos de pistola ponto 40, ponto 45 e 9 milímetros. “As munições calibre 9 milímetros são de uso exclusivo da Polícia Federal, as ponto 45 são usadas pelo Exército, principalmente, e a ponto 40 é liberada através de convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para a Polícia Militar e Civil”, disse.

Ainda de acordo com o delegado, José da Silva comercializava as munições em um estabelecimento localizada na Praça Justino Luz, próximo a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, no centro de Picos. “Ele fazia a comercialização das munições há algum tempo sem a devida autorização e em desacordo com determinação legal, regulamentar e era feita de forma discreta para não chamar a atenção das autoridades”, contou o delegado.

O suspeito irá responder pelo artigo 17 do Estatuto do Desarmamento, Lei 10826/2006. O crime é inafiançável e pode levar de 4 a 5 anos de reclusão.

Para a polícia, a prisão do comerciante pode ajudar a elucidar outros crimes de homicídio praticados na cidade. “Tiveram casos que foram utilizadas munições do mesmo calibre das apreendidas, como na morte do empresário Epaminondas Coutinho Feitosa, executado com onze tiros de um revólver calibre 38 e uma pistola 9 milímetros. Nós iremos verificar”, garantiu Tales.

“As munições tem uma numeração indicando lote de fabricação, vamos conferir as calibres 9 milímetros, que foram apreendidas com o lote das capsulas que foram ejetadas quando da morte do empresário”, finalizou o delegado.
Facebook
Veja também