Viagora

Erosão em galeria já derrubou uma casa e ameaça outras em Teresina

Moradores relatam dificuldades enfrentadas durante período chuvoso.

Um problema que vem se agravando com o período chuvoso ameaça a vida de moradores do Parque Afonso Gil, Zona Sul de Teresina. Na Rua Padre Cícero, a erosão provocada por uma galeria já chegou a derrubar uma casa no dia 18 e outras correm risco de desabar.

A dona de casa Márcia Keide, que mora do lado da galeria há nove anos, contou que com medo muitos moradores estão abandonando suas moradias e indo morar de aluguel. "Depois da casa aqui do lado cair à noite, eu não consegui dormir mais e preferi alugar uma residência na outra rua para morar com os meus dois filhos. O pessoal da prefeitura veio aqui, prometeu resolver o problema, mas até agora nada", relatou.

Para a sua vizinha Maria da Conceição Carneiro de Sousa, outra dificuldade enfrentada para quem mora próximo à galeria é o mal cheiro causado pelos dejetos e lixo jogados no local. "Todo dia a partir das 16h ninguém aguenta o fedor. Há casas do bairro que o esgotamento sanitário cai direto na galeria, o pessoal também chega a jogar colchão, sofá e pneu velho. É uma vergonha", criticou.

A moradora destacou que para ter acesso a rua populares improvisaram uma ponte com pedaços de madeira em cima da galeria, mas devido as chuvas vem apresentando buracos e já também corre risco de desabar. "Tem vizinho que ainda se arrisca em passar até de moto, eu fico com receio especialmente porque tenho criança em casa. Outro dia uma pessoa pisou numa parte infalsa da porte e foi parar dentro da galeria, os moradores quem socorreram.

Com tantos riscos, é preciso ficar sempre em alerta", comentou.

Na tentativa de resolver o impasse, Maria da Conceição lembrou de ter participado de várias reuniões com a Associação de Moradores e como resposta a Prefeitura de Teresina ofereceu casas do Programa de Aceleração do Crescimento no Residencial Nova Teresina, Zona Norte da capital, mas por se tratar de um bairro distante os populares preferiram permanecer no mesmo lugar. Segundo ela, os moradores acreditam que a melhor solução seria tapar a galeria e não retirar as famílias de suas residências.

"Se continuar como está vai levar todas as casas. Não adianta nos mandar para outro lugar, se a tendência é com a erosão a galeria só aumentar de tamanho. Sair daqui será o último recurso, a escola do meu filho e o posto de saúde funcionam tudo perto. Querem nos mandar para um lugar que não tem nada disso", reclamou a moradora.

Solução


O secretário de desenvolvimento urbano, Marco Antônio Ayres, informou que com a chegada das chuvas vários pontos de Teresina estão na mesma situação de casas ameaçando de desabar e para avaliar os riscos das famílias assistentes sociais estão visitando estas localidades. "No caso do Parque Afonso Gil é uma área de ocupação que precisa ser regularizada e se há moradores em zona de risco, eles serão obrigados a sair", declarou.

Facebook
Veja também