Viagora

Polícia Militar apreende menores desacompanhados em bares e casas de show em Teresina

A conselheira tutelar Socorro Arraes, que acompanhou a polícia na ação, informou que lá foram encontradas crianças entre 12 e 14, sendo a maioria do sexo feminino

A Polícia Militar realizou na madrugada desta segunda-feira (27) apreensões de menores em casas de show e bares na zona urbana de Teresina. O maior número de apreensões aconteceu em dois bares localizados no Cais do Rio Parnaíba. A conselheira tutelar Socorro Arraes, que acompanhou a polícia na ação, informou que lá foram encontradas crianças entre 12 e 14, sendo a maioria do sexo feminino.

"São ambientes inapropriados ainda mais para crianças desacompanhadas e já passava das 23 horas, um horário também inapropriado para elas estarem na rua, sem contar que 80% dos menores apreendidos eram meninas e isso é mais preocupante ainda. Em uma das batidas na zona Sudeste, nós encontramos um jovem de 14 anos desacompanhado que mora na localidade Chapadinha, no rumo de Demerval Lobão. Daí você tira o risco que ele corria estando sozinho e tão longe de casa em plena madrugada", diz a conselheira.

Todos os menores foram levados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente onde foram contatados os responsáveis que assinaram um termo de responsabilidade. Eles deverão comparecer hoje junto ao Conselho Tutelar para prestar esclarecimentos. Apenas quatro menores que não conseguiram contatar os pais tiveram que ser conduzidos pela polícia até sua residência. "Eles moravam no residencial Frei Damião, no bairro Alto da Ressurreição e estavam em bares no Centro", informa a conselheira Socorro Arraes.

O gerente de um dos bares do cais do Parnaíba foi encaminhado pela polícia para a Central de Flagrantes onde irá assinar um termo de pagamento de multa por vender bebida a menores e permitir a entrada deles depois da meia em seu estabelecimento.

"É uma forma de conscientizar as pessoas e principalmente os donos de bares em Teresina, que eles têm como evitar isso tudo. Eles têm que pedir a identificação de quem entra no seu estabelecimento, mas simplesmente não o fazem. Essa fiscalização vai se estender e vai ser mais intensiva", diz a conselheira.

A ação ocorreu a partir de uma reunião realizada na última quarta-feira (22) entre membros do Conselho Tutelar de Teresina, Polícia Militar, Polícia Civil com a equipe da Delegacia de Proteção á Criança e ao Adolescente.

Ação vai ser permanente em Teresina

O conselheiro tutelar Djan Moreria, explica que a ação visa não apenas a fiscalização da frequência de menores nos estabelecimentos, mas também levantar a situação jurídica em que as casas de show se encontram e se cumprem com as normas de segurança da Anvisa e do Corpo de Bombeiros.

“Esta ação vai ser constante em Teresina, principalmente nos finais de semana quando o fluxo de pessoas nos estabelecimentos é maior. Nós vamos continuar realizando batidas nas casas de show com o apoio também das SDU da cidade no sentido de evitar que menores entrem nesses lugares desacompanhados e verificar de perto as condições de segurança que eles oferecem”, diz.
Mais conteúdo sobre:

Willame Moraes

Facebook
Veja também