Viagora

Mortes violentas caíram 21% no mês de outubro no Piauí

Teresina teve a maior a redução do estado, com uma retração de 28,13%.

O Piauí registrou queda no número de ocorrência de mortes violentas de 21,31% em outubro deste ano. A queda foi maior em Teresina, onde os casos reduziram em 28,13%. No interior piauiense, a diminuição dos crimes violentos foi de 13,79 pontos percentuais.

Os chamados crimes violentos letais e intencionais (CVLIs) incluem homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, feminicídio, estupro seguido de morte e latrocínio. Em outubro do ano passado, foram 32 ocorrências contra 23 no mesmo período de 2017.

Os fatos são baseados no levantamento mensal realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, cujo os dados foram colhidos pelo Núcleo de Estatísticas e Análises Criminais (Nuceac), baseada em casos registrados no Sistema de Boletim de Ocorrência (Sisbo).

  • Foto: SSP-PIFábio AbreuFábio Abreu

Quanto ao índice de roubos, a capital reduziu de 13,67%, caindo de 1785 casos em outubro do ano passado, para 1541 em 2017, assim como os roubos de veículos, que retraíram em 8,81%.

Em relação ao balanço de Janeiro a outubro de 2017, as notificações de mortes violentas caíram em 10,16% na capital, mas subiram 0,37% no interior do Piauí. Em relação aos roubos e roubos de veículos, a queda foi de 3,54% e 9,95%, respectivamente.

O secretário de segurança pública, Fábio Abreu, ressaltou que a população deve fazer o boletim de ocorrência para evitar a subnotificação de crimes. “Nós precisamos que os cidadãos façam esse registro porque, a partir disso, fazemos a prevenção da violência”, pediu.

Facebook
Veja também