Policiais serão qualificados para casos de Intolerância Religiosa no Piauí
O secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, esteve na reunião de apresentação do inquérito policial aos representantes dos povos de terreiro.
Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), apresentou o andamento dos inquéritos policiais envolvendo praticantes das religiões de Matriz afro no Piauí aos representantes dos povos de terreiro.
O secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, que estava na reunião informou que pelo menos 26 assassinatos envolvendo os adeptos da religião foram registrados no período de 2009 a 2022.

Ainda segundo os dados, nesse mesmo período, os terreiros e praticantes da religião foram alvos de cerca de 70 crimes como vandalismo, depredação e agressão.
De acordo com o secretário, um acordo com firmado com os representantes da religião para que os policias que atuam no estado sejam capacitados e estejam aptos para melhor atender as ocorrências referentes Intolerância Religiosa.
Além disso, a SSP-PI deve realizar uma análise para entender a dinâmica dos crimes e dessa forma auxiliar na capacitação dos agentes policiais.
Outra ação anunciada pelo órgão é o estudo sobre a percepção que os agentes civis possuem com relação aos crimes de intolerância. A SSP-PI também deve mapear e gerar uma base de dados dos casos.
A reunião contou com a participação do delegado geral Luccy Keiko, o corregedor da Polícia Civil, Jetan Pinheiro, delegado João Marcelo, do Núcleo de Estatísticas, Pai Rondinele d,Oxum (ANPMA-BRASIL), mãe Eufrazina de Iansã (RENAFRO), superintendente de Direitos Humanos/SUDH, SASC, Janaína Mapurunga, Gerente de Promoção da Igualdade Racial/SUDH/SASC, Assunção Aguiar, Núbia Lopes, superintendência de relação social SUPRES da SEGOV e Valciãn Calixto (Umbanda USB).
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
Rubens Pereira
Criminoso é baleado por policial durante tentativa de assalto em Teresina
De acordo com informações preliminares, o homem teria tentado assaltar uma mulher, porém o policial à paisana estava no local e conteve a ação criminosa.Mulher morre em acidente de carro na BR 135 em Redenção do Gurguéia
Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima dirigia um carro modelo Toyota/Etios quando colidiu contra outro veículo no último sábado (19).Polícia Militar do Piauí celebra Dia de Tiradentes com entrega de medalhas
A solenidade contou com homenagem a mais de 1.180 policiais e entrega de viaturas e equipamentos como parte de investimento de R$ 8,5 milhõesQuatro jovens do Piauí morrem carbonizados em acidente na Bahia
O acidente ocorreu na BR-135 na cidade de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia, nessa segunda-feira (21).Homem é encontrado morto com mãos e pés amarrados em Teresina
De acordo com a polícia, o corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira (22).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir