Viagora

Policiais serão qualificados para casos de Intolerância Religiosa no Piauí

O secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, esteve na reunião de apresentação do inquérito policial aos representantes dos povos de terreiro.

Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), apresentou o andamento dos inquéritos policiais envolvendo praticantes das religiões de Matriz afro no Piauí aos representantes dos povos de terreiro.

O secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, que estava na reunião informou que pelo menos 26 assassinatos envolvendo os adeptos da religião foram registrados no período de 2009 a 2022.

Foto: Divulgação/SSP-PIReunião com a SSP-PI e representantes das religiões de matrizes afro no Piauí.
Reunião com a SSP-PI e representantes das religiões de matrizes afro no Piauí.

Ainda segundo os dados, nesse mesmo período, os terreiros e praticantes da religião foram alvos de cerca de 70 crimes como vandalismo, depredação e agressão.

De acordo com o secretário, um acordo com firmado com os representantes da religião para que os policias que atuam no estado sejam capacitados e estejam aptos para melhor atender as ocorrências referentes Intolerância Religiosa.

Além disso, a SSP-PI deve realizar uma análise para entender a dinâmica dos crimes e dessa forma auxiliar na capacitação dos agentes policiais.

Outra ação anunciada pelo órgão é o estudo sobre a percepção que os agentes civis possuem com relação aos crimes de intolerância. A SSP-PI também deve mapear e gerar uma base de dados dos casos.

A reunião contou com a participação do delegado geral Luccy Keiko, o corregedor da Polícia Civil, Jetan Pinheiro, delegado João Marcelo, do Núcleo de Estatísticas, Pai Rondinele d,Oxum (ANPMA-BRASIL), mãe Eufrazina de Iansã (RENAFRO), superintendente de Direitos Humanos/SUDH, SASC, Janaína Mapurunga, Gerente de Promoção da Igualdade Racial/SUDH/SASC, Assunção Aguiar, Núbia Lopes, superintendência de relação social SUPRES da SEGOV e Valciãn Calixto (Umbanda USB).

Facebook
Veja também