Viagora

Operação resgata 56 pessoas em situação análoga à escravidão no Piauí

A operação contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal.

A Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI) juntamente do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público Federal (MPF) realizaram ação de resgate a 56 pessoas encontradas em situação análoga à Escravidão no interior do Piauí. A operação aconteceu nos municípios de Canto do Buriti, Amarante e Nazaré entre os dias 13 a 22 de setembro.

Segundo a PRF-PI, ao todo foram seis locais fiscalizados pelas equipes que receberam a denúncia que a atividade violava a liberdade e os direitos individuais. Entre os diversos problemas encontradas pelas equipes estavam os alojamentos em condições precárias e sem condições mínimas de higiene e saúde.

Foto: Divulgação/PRFResgate de 56 pessoas em Trabalho Escravo
Resgate de 56 pessoas em Trabalho Escravo

De acordo com as equipes envolvidos, os resgates aconteceram em locais de extração de pedras para calçamento. Os trabalhadores relatam que recebiam cerca de R$ 220,00 por cada mil pedras retiradas. Conforme o artigo 149 do Código Penal Brasileiro, a situação se configura como condições degradantes do trabalho, a jornada exaustiva, o trabalho forçado e a servidão por dívida.

Ainda sobre o resgate, as equipes envolvidas ressaltam que o trabalho escravo ainda é uma realidade persistente no Brasil e diversas atividades são organizadas pela sociedade civil, sindicatos e poder público com o objetivo de se combater e erradicar esse tipo de crime. O Ministério do Trabalho e as demais instituições ficaram a cargo de tomar as devidas providências sobre o caso.

Facebook
Veja também