Viagora

Novo app para bloquear instantaneamente celular roubado é lançado

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também bloqueará o aparelho por completo em até 24 horas.

Nessa terça-feira (19), o governo Federal lançou um aplicativo que permite às vítimas de roubo ou furto bloquearem o celular e seus aplicativos logo depois do crime.

Em 2022, o Brasil teve quase 1 milhões de telefones móveis levados por bandidos, segundo dados compilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, a maior parte dos bancos fará o serviço em até 10 minutos, mas o prazo máximo é de 30 minutos. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também bloqueará o aparelho por completo em até 24 horas. Caso o dispositivo seja recuperado, será possível reverter os bloqueios.

Com às vésperas do carnaval, até o dia 9 de fevereiro, as operadoras desenvolverão um mecanismo para bloquear a linha telefônica a partir do adicionamento do aplicativo do governo.

O aplicativo é apto para os sistemas Android e IOS, o usuário deverá tem um cadastro na plataforma, para acessar o aplicativo ou site do programa. Depois de acessar o “Celular Seguro “, nome do app, por uma dessas plataformas, o usuário deverá cadastrar seus próprios dados e as informações de uma ‘pessoa confiante” na conta. Essa pessoa é necessária para acionar o sistema quando o celular for roubado ou extraviado. Mais de uma pessoa poderá ser cadastrada nessa função.

Além disso, o App Celular Seguro tem um botão para registrar ocorrência, que poderá ser acionado pelo usuário ou pela pessoa de confiança para solicitar o bloqueio geral. Ao cadastrar uma pessoa na função de confiança, o usuário poderá visualizar seu aparelho na conta dela para que possa acionar a função em seu lugar.

Com informações da Revista Oeste 

Facebook
Veja também