Viagora

Operação Carnaval: Piauí registra 14 mortes e 22 apreensões de armas

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), Lucy Keiko, em Teresina foram registrados 5 homicídios, número menor que no ano de 2022.

  • Bruna Sousa/Viagora Balanço da Operação de Carnaval no Piauí1 / 4 Balanço da Operação de Carnaval no Piauí
  • Bruna Sousa/Viagora Balanço da Operação de Carnaval no Piauí2 / 4 Balanço da Operação de Carnaval no Piauí
  • Bruna Sousa/Viagora Balanço da Operação de Carnaval no Piauí3 / 4 Balanço da Operação de Carnaval no Piauí
  • Bruna Sousa/Viagora Balanço da Operação de Carnaval no Piauí4 / 4 Balanço da Operação de Carnaval no Piauí

Nesta quinta-feira (23), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, divulgou os resultados da Operação Carnaval realizada em todo território piauiense durante as festividades de 2023.

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí (PMPI), Scheiwann Lopes, informou durante coletiva de divulgação do balanço da operação, que foram mobilizadas cerca de duas mil viaturas policiais, que percorreram todos os municípios.

“O saldo que a gente faz do balanço é altamente positivo, os números por se só e pelos depoimentos da população em geral, é que nos gratifica pelo brilhante trabalho realizado pelas forças de segurança de segurança. Colocamos mais de 2 mil viaturas entre carros e motos patrulhando todo o estado Piauí, percorremos os 224 munícipios com a presença policial e o reforço nas maiores cidades, e isso possibilitou um carnaval tranquilo como nunca tinha acontecido na história do Piauí”, disse.

Ainda de acordo com o comandante-geral informou também que durante o planejamento realizado para a efetuação da operação ocorreu uma parceria com as policias e municípios onde foi possível realizar o reforço nos eventos, tanto notificados quantos os que foram realizados de última hora.

“Aqueles municípios que tiveram uma antecipação em contato com Polícia Militar, podemos fazer um planejamento para o reforço do policiamento nas festividades, e também pelo nosso planejamento podemos atender aqueles eventos que não foram catalogados, que aconteceram de última hora”, informou.

O comandante-geral, Scheiwann Lopes, informa também que ocorreu a redução de 70% de roubos. “Nós reduzimos os índices de criminalidades sobretudo nas ocorrências, os furtos, roubos. Em relação roubo de patrimônio, só em relação ao roubo de celulares mais de 70% de redução, de veículos. Foi uma grande festa onde a Polícia Militar, a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais, as Superintendências de Trânsito Municipais, todos irmanados, de mãos dadas em prol das festividades para ter um trabalho voltado na questão da presença para inibir o crime”, relatou.

O delegado-geral da Polícia Civil do Piauí (PC-PI), Lucy Keiko, comunicou que durante a Operação Carnaval, foram realizadas 107 prisões e 22 armas de fogo foram apreendidas.

“As forças de segurança conseguiram trazer uma tranquilidade para que a população curtisse esse feriado, curtisse as festas de maneira tranquila. Os índices foram bem positivos, foram 107 autos e prisões em flagrante, a maioria dessas prisões realizadas pela PM, formalizadas pela Polícia Civil, e 22 armas de fogo apreendidas, isso certamente possibilitou que as festas fossem tranquilas”, comunicou.

De acordo com a Delegacia-Geral de Polícia Civil, foram registradas 14 mortes durante o período de carnaval no Piauí. Segundo o delegado-geral, na capital, foi registrado uma redução de homicídios em relação ao ano de 2022, que registrou 9 mortes intencionais violentas, enquanto em 2023 foram 5 homicídios.

“Em Teresina, especificamente, houve uma redução no número de mortes. No ano passado praticamente não teve carnaval, ainda estava naquele resquício da pandemia ocorreram 9 mortes violentas intencionais, esse ano ocorreram 5, e destacando tanto aqui quanto no interior, a maioria esmagadora dela não tem relação com o período carnavalesco”, informou.

Lucy Keiko, revela também que a maioria dos homicídios registrados nos durante o período de carnaval não tinham ligação com as festividades. A maioria das vítimas já possuíam passagem pela polícia e por motivos externos ao carnaval, foram assassinadas.

“Na verdade são vítimas com antecedentes criminais que por algum motivo foram mortas, então saldo bem positivo da análise, da atuação da Secretaria de Segurança em garantir a segurança no período carnavalesco”, disse.

O delegado da Polícia Civil, comentou que foram encaminhados policiais para os eventos de maior proporção no Piauí; Floriano, Água Branca, Luís Correia. Nesses locais não foram registradas reclamações.

“Nós também enviamos reforços para alguns municípios onde as festividades eram maiores como Floriano, Água Branca, Luís Correia. Nesses locais a segurança foi irretocável, não recebemos nenhuma reclamação durante esse feriadão. Acredito que esse planejamento foi muito bem feito com as equipes deslocadas tanto pela PM, quanto pela Polícia Civil, para os locais com maior concentração de foliões”, concluiu.

Facebook
Veja também