Viagora

Detran-PI entrega à PM 15 etilômetros e 15 mil testes de bafômetro

O material oficial foi entregue pela diretora-geral do órgão, Luana Barradas, ao comandante-geral da PM, Coronel Scheiwann Lopes.

Nessa segunda-feira (06), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) entregou ao Comando Geral da Polícia Militar (PM-PI), quinze etilômetros e 15 mil bocais para testes de bafômetro, devidamente aferidos, destinados às ações de fiscalização e combate à alcoolemia no período do carnaval.

De acordo com o governo, a atividade integra as estratégias do Pacto pela Redução de Acidentes no Trânsito, lançado pelo Governo Estadual e conduzido pelo Detran, que consiste num trabalho conjunto entre diversas secretarias, órgão federais, municipais e entidades sociais, para mudança dos indicadores que apontam o Piauí como terceiro maior em índice de acidentes no Brasil, sendo o primeiro quando se trata de motociclistas. O objetivo é desenvolver políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030 no Estado.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíEntrega de equipamentos
Entrega de equipamentos

O material oficial foi entregue pela diretora-geral do órgão, Luana Barradas, ao comandante-geral da PM, Coronel Scheiwann Lopes; ao coronel Ramos, comandante do Policiamento Estadual de Trânsito; e ao coronel Galvão, diretor do Departamento Geral de Operações da PM-PI. Os kits são compostos, cada, por um etilômetro, impressora, baterias e bicos descartáveis, contidos em maletas.

Conforme a diretora, os equipamentos vão qualificar as operações e autuações de infrações no momento das abordagens e da identificação de motoristas sob efeito de álcool, para prevenção de acidentes e de mortes no trânsito. Luana lembrou que a iniciativa faz parte do termo de cooperação técnica (nº 001/2023) firmado pelo Detran com a Polícia Militar para expansão de blitzen educativas e de fiscalização.

No ato de recebimento, o comandante-geral da Polícia Militar citou o empenho das forças de segurança, em parceria com o Detran, para repressão de crimes de trânsito e a prevenção de vidas nas ruas e estradas do Piauí.

“Os equipamentos irão fortalecer as ações para que tenhamos um estado de paz, tranquilidade e segurança, sobretudo no trânsito, pois além de evitar acidentes, evitamos a sobrecarga no sistema de saúde, preservando vidas, uma meta das forças de segurança, apoiada pelo Detran-PI”, destacou o coronel Scheiwann Lopes.

Com informações do Governo do Piauí.

Facebook
Indicado para você
Veja também