Viagora

PM do Piauí é única selecionada no Nordeste para intercâmbio nos EUA

Susi Program, é a iniciativa norte-americana que pela a PMPI será representada no intercâmbio, que terá sete semanas de duração.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), no final do ano de 2023, divulgou um edital de caráter internacional, que ofertava apenas uma vaga voltada para agentes da segurança do estado.

O certame, que exigia do (a) candidato (a) o domínio da língua inglesa, nível superior, participação ativa em eventos na sociedade, dentre outros critérios, oferece à pessoa selecionada participação de um intercâmbio na cidade de Reno, em Nevada, nos Estados Unidos. A soldado da Polícia Militar do Piauí, Isabele Moreira, de 24 anos, foi selecionada – a única no Nordeste.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíSoldado da Polícia Militar do Piauí é a única selecionada para intercâmbio nos EUA
Soldado da Polícia Militar do Piauí é a única selecionada para intercâmbio nos EUA

Susi Program, é a iniciativa norte-americana que pela a PMPI será representada no intercâmbio, que terá sete semanas de duração. O tema do intercâmbio deste ano é “Os limites legais aplicados no serviço público (Rule of Law in Public Service) ”.

Segundo Isabele Moreira, o intuito é aprimorar o inglês e conhecer a cultura norte-americana, nesse intercâmbio uma forma de aperfeiçoar as suas técnicas enquanto agente de segurança do estado e, assim, contribuir ainda mais com a segurança do Piauí.

“Vai ter tanto a oportunidade de aprimorar o inglês, como conhecer a cultura norte-americana, bem como aperfeiçoar o policiamento comunitário. Fui a primeira praça selecionada”, completa a PM.

A PM ainda ressalta como foi o processo de seleção. “Eu passei por um processo seletivo, mandei o meu currículo e aí olharam as qualidades que o certame exigia, como por exemplo, participação em eventos na sociedade. Eu já fui membro de grupos que faziam ações de caridade, eles analisaram isso e os estágios que eu já fiz na minha área jurídica e selecionaram pela parte curricular de primeira. Em seguida, fui selecionada para fazer uma entrevista com o consulado americano em inglês. A entrevista durou 40 minutos. A conversa foi on-line e as perguntas foram sobre a minha participação como mulher na questão racial também, por eu ser negra.Depois da entrevista, a minha candidatura foi enviada para Brasília e, de lá, foi enviada para Washington. Eu fui a única selecionada do nordeste para participar do intercâmbio. Estou muito feliz pela oportunidade em adquirir conhecimentos e representar a PMPI e o meu estado”, explica Isabelle.

Com informações do Governo do Piauí.

Facebook
Veja também